Relações de Classe e Gênero na Escola: revisitando conceitos de igualdade, desigualdade, diferença, classe e gênero

Autores

  • Maria Mary Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2952

Resumo

A proposta deste artigo é discutir os conceitos de igualdade, diferença, identidade, classe e gênero na perspectiva de refletir e entender como estes conceitos marcam a construção da identidade tendo a escola como lócus. Compreende-se que as desigualdades sociais se estabelecem a partir das relações de classe, raça e gênero que se entrecruzam com as diferenças culturais que por sua vez estão relacionadas ao reconhecimento e valorização do outro. Somos diferentes em função de vários fatores: raça/etnia, sexo, gostos, lugares onde habitamos, orientação sexual, entre outros pontos que nos diferenciam uns dos outros. Essas diferenças, porém, não devem ser tratadas de forma desigual, deve contribuir para marcar nossa identidade e fortalecer nossos laços e relações com o outro. Assim, ao refletir esses conceitos espera-se contribuir para ampliar o debate nas escolas e universidades espaços considerados fundamentais para alterar as relações de poder e de gênero com vistas à construção de uma sociedade de iguais.

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Como Citar

Ferreira, M. M. (2014). Relações de Classe e Gênero na Escola: revisitando conceitos de igualdade, desigualdade, diferença, classe e gênero. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 57–68. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2952

Edição

Seção

Número Temático: Gênero e Educação