Hanami ou corpos fogem, vazam, escapam...

Autores

  • Juliana Prochnow dos Anjos
  • Lívia de Rezende Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2953

Resumo

Trudi e Rudi e Yu e Butoh e quimono e Japão e vassoura e cabelos desajeitados e comida e parque e Fuji e remédios e cerejeiras em flor. O que pode esse encontro? Pensar em corpos femininos e masculinos tem se constituído como um exercício de distribuir funções, objetos e características a um ou a outro tipo de corpo. Nesse artigo, propomos analisar algumas passagens do filme Hanami – Cerejeiras em Flor a fim de problematizar a estabilidade das normas discursivas do “sexo”, apoiando-nos na discussão de gênero proposta pela filósofa pós-estruturalista Judith Butler. Aqui, apresentamos personagens como Rudi e Trudi representantes, de início, dos corpos masculino e feminino, respectivamente. Após alguns aspectos marcantes nas vidas dessas personagens, tais como os encontros com Yu e com o Butoh, vemos corpos abjetos serem apresentados na narrativa. Observamos, sobretudo, corpos saírem da fixidez de suas identidades para experimentarem outras maneiras de estar no mundo.

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Como Citar

dos Anjos, J. P., & Cardoso, L. de R. (2014). Hanami ou corpos fogem, vazam, escapam. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 69–78. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2953

Edição

Seção

Número Temático: Gênero e Educação