Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação

Autores

  • Pierre Normando Gomes-da-Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3255

Resumo

Este artigo apresenta o conceito de Corporeidade desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – UFPB, em seu Diagrama Ontológico da Pedagogia da Corporeidade. Trata-se de um ensaio teórico-metodológico sobre a situação de movimento como a instância educativa nuclear para o conhecimento do mundo e do autoconhecimento. Essa instância, denominada de Zona de Corporeidade, compreende um sistema comunicativo complexo em que ocorre a semiotização espacial (decifração sígnica) e o agenciamento de subjetivação. Por fim, propõe metodologias de intervenção que torna as experiências perceptivo-motoras refletidas como o epicentro da aprendizagem.

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Como Citar

Gomes-da-Silva, P. N. (2014). Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(13), 15–30. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3255

Edição

Seção

Número Temático: Educação e a Corporeidade