Jurisprudência professoral: o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino em Santa Catarina

Autores

  • Marcos Rogério dos Santos
  • Jourdan Linder-Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3676

Resumo

As reflexões de Pierre Bourdieu a respeito do “juízo professoral” e dos processos de nomeação, nos conduzem a analisar as percepções dos professores sobre dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Utilizamos como fonte de dados 22.356 questionários respondidos por professores das escolas públicas de Santa Catarina, participantes das edições 2007 e 2011 da Prova Brasil. Os resultados analisados derivam de um bloco de 10 questões, as quais, contemplam: infraestrutura física e/ou pedagógica, conteúdos curriculares, insegurança física, não-cumprimento do conteúdo curricular, baixo salário dos professores, meio em que o aluno vive, nível cultural dos pais, e outros. Um conjunto de fatores, que segundo a literatura do campo educacional pode interferir no processo de aprendizagem dos estudantes. Em termos metodológicos os dados foram processados com auxílio do software estatístico SPSS, tivemos como fundamentação teórica autores do campo da Sociologia da Educação. As considerações destacam que o quadro de respostas analisadas indica atribuição a fatores externos a escola a responsabilidade pela promoção de dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Santos, M. R. dos, & Linder-Silva, J. (2015). Jurisprudência professoral: o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino em Santa Catarina. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 223–234. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3676

Edição

Seção

Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"