Sexualidade e sexo (in)seguro entre adolescentes e jovens, dos anos finais, de duas escolas públicas de nível fundamental da cidade de João Pessoa/PB(Brasil)

Autores

  • José Antônio Novaes da Silva
  • Sônia Cristina da Nóbrega dos Santos Lopes
  • Karina Maria de Souza Soares
  • Clemilson Cavalcanti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3953

Resumo

No presente trabalho, apresentamos dados relativos à inicia- ção sexual, sexo seguro, sexualidade de discentes de duas escolas públicas e algumas informações ligadas à educação sexual presentes em três coleções trabalhadas no ensino fundamental, as quais fazem parte do PNLD 2014. Os percursos femininos e masculinos que os/as encaminham em direção à sexarca são marcados por diferenças ligadas ao gênero, sendo que a entrada na sexualidade adulta ocorre aos 15,8 anos e 13,3 anos respectivamente. As adolescentes negras iniciam sua vida sexual, em média, um ano antes das brancas e que a iniciação sexual sem o uso de preservativo é mais frequente entre as moças do que entre os rapazes. No grupo pesquisado, nenhum dos/as estudantes soube conceituar corretamente o termo sexualidade, que era relacionado aos genitais, ao desenvolvimento do corpo ou à atividade sexual. Os livros avaliados são marcados por um discurso biológico e naturalizante, o qual não privilegia discussões de cunho cultural.

Downloads

Downloads

Como Citar

Silva, J. A. N. da, Lopes, S. C. da N. dos S., Soares, K. M. de S., & Silva, C. C. da. (2015). Sexualidade e sexo (in)seguro entre adolescentes e jovens, dos anos finais, de duas escolas públicas de nível fundamental da cidade de João Pessoa/PB(Brasil). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 61–76. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3953

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia