Sexualidade e sexo (in)seguro entre adolescentes e jovens, dos anos finais, de duas escolas públicas de nível fundamental da cidade de João Pessoa/PB(Brasil)

Autores

  • José Antônio Novaes da Silva
  • Sônia Cristina da Nóbrega dos Santos Lopes
  • Karina Maria de Souza Soares
  • Clemilson Cavalcanti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3953

Resumo

No presente trabalho, apresentamos dados relativos à inicia- ção sexual, sexo seguro, sexualidade de discentes de duas escolas públicas e algumas informações ligadas à educação sexual presentes em três coleções trabalhadas no ensino fundamental, as quais fazem parte do PNLD 2014. Os percursos femininos e masculinos que os/as encaminham em direção à sexarca são marcados por diferenças ligadas ao gênero, sendo que a entrada na sexualidade adulta ocorre aos 15,8 anos e 13,3 anos respectivamente. As adolescentes negras iniciam sua vida sexual, em média, um ano antes das brancas e que a iniciação sexual sem o uso de preservativo é mais frequente entre as moças do que entre os rapazes. No grupo pesquisado, nenhum dos/as estudantes soube conceituar corretamente o termo sexualidade, que era relacionado aos genitais, ao desenvolvimento do corpo ou à atividade sexual. Os livros avaliados são marcados por um discurso biológico e naturalizante, o qual não privilegia discussões de cunho cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Silva, J. A. N. da, Lopes, S. C. da N. dos S., Soares, K. M. de S., & Silva, C. C. da. (2015). Sexualidade e sexo (in)seguro entre adolescentes e jovens, dos anos finais, de duas escolas públicas de nível fundamental da cidade de João Pessoa/PB(Brasil). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 61–76. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3953

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia