Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador

Autores

  • Maria Helena Santana Cruz

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3957

Resumo

O texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva.

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Como Citar

Cruz, M. H. S. (2015). Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 153–168. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3957

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua