Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia

  • Maria Inêz Oliveira Araújo
  • Nelio Bizzo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos para evidenciar, nas práticas pedagógicas dos professores da USP, indícios que permitam vislumbrar a inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores de Biologia. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: o primeiro com a seleção das disciplinas, por meio da análise de ementas e programas, e o segundo mediante a análise dos depoimentos dos professores. As concepções e práticas dos professores foram verificadas através de entrevistas. Foi possível evidenciar, nas práticas pedagógicas, elementos que permitiam a inserção da dimensão ambiental nos currículos. Sobre ambiente e sustentabilidade, foram identificados: educação para gestão, para conservação e para emancipação. É prudente, ao tratar da dimensão ambiental, que seja considerada a forma como o conhecimento é adquirido e sua importância para a saúde da comunidade.
Como Citar
Araújo, M. I. O., & Bizzo, N. (1). Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 125-138. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3978
Seção
NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia