Sentidos formativo e didático das tecnologias digitais

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima
  • Elzimar Pereira Nascimento Ferraz

Resumo

O texto apresenta o processo de revisão e reconstrução da disciplina de Didática das licenciaturas em História e em Matemática, na Universidade Federal do Tocantins, integrada à cultura digital, suas possibilidades de interação e produção de conhecimentos. Nesta reflexão pedagógica, buscou-se integrar recursos como Prezi, Wordpress, Moodle e vídeos, nas atividades curriculares, compreendendo sua intencionalidade para a formação político-pedagógica do futuro professor. Nesta pesquisa qualitativa, vinte e um (21) acadêmicos avaliaram o sentido formativo do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e as respostas foram compreendidas a partir das categorias de análise: especificidade da Didática Geral; reconstrução do conteúdo da Didática e articulação do pensar sobre a metodologia de ensino na Didática e na Didática “vivida” (CANDAU, 1996). As respostas dos acadêmicos revelaram a importância do trabalho de mídia-educação, como um tema transversal na formação inicial de professores como “condição de pertencimento e de cidadania instrumental e cultural” (FANTIN, 2012) na atualidade.
Como Citar
Nakashima, R. H. R., & Ferraz, E. P. N. (2015). Sentidos formativo e didático das tecnologias digitais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(17), 211-222. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i17.4524
Seção
Artigos de Demanda Contínua