O (pós) crítico na Desconstrução Curricular

Autores

  • José Augusto Pacheco
  • Joana Sousa

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4971

Resumo

Como em todos os campos do conhecimento das ciências humanas e sociais, a educação tem sido confrontada com perspetivas epistemológicas ligadas à teorização crítica e com novas discussões introduzidas pelas análises pós. Entende-se, neste artigo, que, em termos conceptuais, as teorias crítica e pós-crítica existem numa multiplicidade de abordagens e que as suas diferenças se inscrevem em redes conceptuais de discursos e práticas que têm aspetos em comum, mesmo que, por vezes, pareçam antagónicas. Atualmente, nos estudos curriculares, a sua discussão tende a fazer-se em torno do conhecimento num quadro de políticas curricularesdistintas, umas orientadas pelo legado universal das disciplinas, outras baseadas em argumentos que valorizam a subjetividade.

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Biografia do Autor

José Augusto Pacheco

Docente do Instituto de Educação, da Universidade do Minho

Joana Sousa

Doutoranda do Instituto de Educação, da Universidade do Minho e bolseira de investigação científica em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013).

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Pacheco, J. A., & Sousa, J. (2016). O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(18), 65–74. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4971

Edição

Seção

Número Temático: Currículo, Ortodoxia e Transgressão