Educação Especial e Inclusão Escolar Nos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

  • Tatiane Bruno Castilho
  • Giovani Ferreira Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5605

Resumo

Este trabalho discute a política para a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental visada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, especificamente os Cadernos de Educação Especial e Educação Inclusiva, porquanto trazem orientações para o ensino dos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo da pesquisa é verificar o que o governo propõe para a formação dos professores alfabetizadores para uma educação inclusiva por meio dessa política pública. Como procedimento metodológico, foram usadas a pesquisa bibliográfica e a documental para a realização dos estudos e análise dos Cadernos de Educação Especial e Educação Inclusiva do programa PNAIC. O artigo propõe a compreensão de como esses documentos são apresentados dentro do programa, o que trazem de orientação para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e como são abordados (ou não) na formação dos professores.

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

Castilho, T. B., & Bezerra, G. F. (2016). Educação Especial e Inclusão Escolar Nos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(19), 193–210. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5605

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua