Pela necessidade da articulação da temática do conhecimento nas disciplinas de currículo dos cursos de pedagogia

Autores

  • Márden Pádua Ribeiro
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5898

Resumo

O presente trabalho é um fragmento de dissertação, que analisa as disciplinas de currículo em cursos presenciais de Pedagogia, de Belo Horizonte. O objetivo deste, centra-se nas conclusões já possíveis, após análise dos doze planos de ensino coletados e das entrevistas realizadas com os docentes. Assim, visa-se problematizar a pouca centralidade dada a temática relacionada ao  conhecimento escolar nos planos de ensino e nas entrevistas. Embora os dados apontaram para temáticas cruciais ao currículo, que podem se relacionar ao conhecimento escolar, ainda assim, a pouca abordagem dada específica a
este tema, é algo a ser questionado. Defende-se com base em Moreira (2007,2010), e Apple (2006), a centralidade do conhecimento na teoria curricular. A pesquisa é qualitativa, utiliza-se da análise documental e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, com base em Gil (2002). Ampara-se ainda em teóricos do currículo que compreendem-no como
um terreno em constante disputa: Arroyo (2011), Apple (2006), McLaren (1997) e Sacristán (2000).

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Ribeiro, M. P., & Zanardi, T. A. C. (2016). Pela necessidade da articulação da temática do conhecimento nas disciplinas de currículo dos cursos de pedagogia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(20), 89–100. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5898

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua