A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DAS DIMENSÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO

Autores

  • Eduardo Fofonca Instituto Federal do Paraná
  • Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schoninger Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carmen Sílvia da Costa Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6031

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) fizeram emergir na sociedade novos paradigmas e novos comportamentos, e, no campo da Educação, elas geraram novas formas e processos de produção, disponibilização e recepção do conhecimento, especialmente na Educação on-line, forma de educação mediada por tecnologias e pela internet. No entanto, as TDIC, não podem ser consideradas como mero aparato ou somente como suporte midiático, mas, principalmente, como elemento revelador da inter-relação Comunicação-Educação. Dessa forma, entende-se que a Educomunicação ajuda na compreensão da importância da integração entre esses campos, para que a experiência da aprendizagem na Educação On-line seja significativa e dotada de sentido para os estudantes. Nesse estudo ficaram evidentes as implicações da utilização das TDIC como elemento da mediação da aprendizagem e no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas voltadas para comunicação e educação, com vistas à formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Educação, Arte e História  da Cultura pela Univesidade Presbiteriana Mackenzie - SP. Pós-doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR

Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schoninger, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Gerente de Articulação Pedagógica na Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Carmen Sílvia da Costa, Instituto Federal do Paraná

Especialista em Educação a Distância: tecnologias educacionais pelo IFPR. Coordenadora de Tecnologias Educacionais na Diretoria de Educação a Distância no IFPR

Referências

MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios Culturais da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, Adílson O. ; COSTA, Maria Cristica C. (Orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

COLL, Cesar; MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, Cesar; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

ILLERA, José Luis R. Os Conteúdos em Ambientes Virtuais: organização, códigos e formatos de representação. In: COLL, Cesar; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LEMOS, André; LÉVY Pierre. O Futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adílson O. ; COSTA, Maria Cristica C. (Orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SARTORI, Ademilde S. Inter-relações entre comunicação e educação: a educomunicação e a gestão dos fluxos comunicacionais na educação a distância. In:UNIrevista - Vol. 1, n° 3 . Julho, 2006.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________. SOUZA, Kamila R. KAMERS, Nelito N. SCHöNINGER, Raquel R.Z.V. Desenho animado, blogs e youtube: elementos para pensar práticas pedagógicas educomunicacionais. In: SARTORI, Ademilde S.(Org.) Educomunicação e a criação de ecossistemas comunicativos: diálogos sem fronteiras. Florianópolis: Dioesc, 2014.

SOARES, Ismar O. Alfabetização e Educomunicação: O papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. III Telecongresso

Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf (Acesso em 04/11/2016).

_______________. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adílson O. ; COSTA, Maria Cristica C. (Orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

_______________. Gestão Comunicativa da Educação: Caminhos da Educomunicação. In: Revista Comunicação e Educação. Editora Ano VII, jan./abr. 2002, p 16 – 25.

RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e Pós-humanismo: exercícios de arqueologia e criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Coleção Comunicação, 44.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Fofonca, E., Zmorzenski Valduga Schoninger, R. R., & Sílvia da Costa, C. (2018). A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DAS DIMENSÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 267–278. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6031

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua