Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná

  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Lizie Mendes Clock Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Lucken Bueno Lucas Universidade do Norte Pioneiro - UENP
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.

Biografia do Autor

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Mestre (2005) e doutora (2011) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015). Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas e Desenvolvimento Curricular, Ensino e Aprendizagem, Psicanálise e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Atualmente realiza Pós-Doutorado no exterior, na Universidade de Strathclyde, Reino Unido, com bolsa da Capes.
Lizie Mendes Clock, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem (2014 - 2016). Bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014 - 2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013).
Lucken Bueno Lucas, Universidade do Norte Pioneiro - UENP
Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde, Análises Qualitativas e Educação Ambiental.
Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL
MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016. Atualmente é Bolsista Sênior da Fundação Araucária.

Referências

ARANTES, V. A. Apresentação. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

ARAÚJO, U. F. A construção social e psicológica dos valores. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2004.

PATRÍCIO, M. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

PUIG, J. M. Aprender a viver. In: ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

SERRANO, G. P. Educação em valores: como educar para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TEDESCO, J. L. El nuevo pacto educativo. Educación, competitividad y ciudadanía en la sociedad moderna. Madrid: Alauda/Anaya, 1995.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
Pereira, A. L., Clock, L. M., Lucas, L. B., & Passos, M. M. (2017). Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 23-34. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6167
Seção
Artigos