AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais

Autores

  • Samara Mirelly da Silva
  • Vicente de Paula Leão

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6347

Resumo

Tendo em vista o tema da formação inicial docente, o objetivo deste artigo é refletir sobre os momentos dedicados às áreas específicas nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial, instalados nas Universidades Federais em Minas Gerais. Para tal, o método de pesquisa escolhido foi a análise documental. Esse texto constitui-se em um recorte da pesquisa “(omitido para avaliação)”, em que o estudo da situação dos cursos de Pedagogia, por meio de seus Projetos Políticos Pedagógicos de Curso (PPC), indicou elementos substanciais quanto aos objetivos e organização curricular destes. Os dados evidenciaram, ainda, que poucos são os espaços dedicados aos conteúdos das áreas específicas que compõem a Educação Básica. Dentro da premissa da autonomia pedagógica das instituições, mas entendendo o PPC como um documento que vislumbra metas e objetivos a serem atingidos, realça-se a necessidade do cuidado na sua elaboração, implementação e avaliação, tendo em vista a formação integral dos egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Mirelly da Silva

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei

Vicente de Paula Leão

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del Rei.

AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES:

Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 2 de julho de 2015, Seção 1, p. 8-12. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2016.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

______. Resolução CNE/CP nº 1, de15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia licenciatura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso: 1 jan. 2012.

______. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL /LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 30 set. 2015.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cede, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005 Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 abril 2012.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. 271 p. (Coleção Ciências da Educação Século XXI; 2).

GATTI, Bernardete A. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PESQUISAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014.

______.; NUNES, Marina Muniz R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

HASS, Célia Maria. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. RBPAE, v. 26, n. 1, p. 151-171, jan./abr. 2010.

LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.

______. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MARCOVITCH, J. O futuro da universidade. In: RATTNER, H. (Org.). Brasil no limiar do século XXI: alternativas para a construção de uma sociedade sustentável. São Paulo: Edusp, 2000. p. 341-351.

SANTOS, Clovis Roberto dos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração, legislação, 2.ed. atual.ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 266p.

SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil. Uma herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan./dez. 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, 2000, p.5-24.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Silva, S. M. da, & Leão, V. de P. (2017). AS ÁREAS ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia em Minas Gerais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 141–152. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6347

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua