A ARQUITETURA DO SABER: O PRIMEIRO PRÉDIO DO ATHENEU SERGIPENSE DO SÉCULO XIX

Autores

  • EVA MARIA SIQUEIRA ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • WALDINEI SANTOS SILVA Secretaria de Estado da Educação

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6426

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar aspectos referentes à arquitetura escolar do Atheneu Sergipense, primeiro prédio de ensino público edificado durante a segunda metade do século XIX em Sergipe. O espaço escolar é concebido como resultado de um processo histórico de demandas e tendências que justificavam a profissionalização do trabalho docente para transmissão de conhecimentos específicos e sistematizados, permitindo-nos concluir que a arquitetura do prédio do Atheneu Sergipense foi considerada símbolo de modernização estética de educação na Província e importante centro de educação elitista da sociedade, sendo por essa razão, objeto de discurso e preocupação das autoridades políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EVA MARIA SIQUEIRA ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

WALDINEI SANTOS SILVA, Secretaria de Estado da Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui pós-graduação em Linguística pela Faculdade Amadeus-SE. Professor da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq).

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

SIQUEIRA ALVES, E. M., & SANTOS SILVA, W. (2017). A ARQUITETURA DO SABER: O PRIMEIRO PRÉDIO DO ATHENEU SERGIPENSE DO SÉCULO XIX. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 59–68. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6426

Edição

Seção

Artigos