A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES?

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6657

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional brasileiro, a partir da análise de conteúdo de quatorze Planos Estaduais de Educação em Prisões (PEEPs). A questão de partida foi: como a EJA está sendo planejada nos PEEPs e quais são as principais contradições presentes? Os resultados, em linhas gerais, demonstraram que a concepção pedagógica e psicológica presentes nos Planos está fundamentada em Freire e Vygotski, embora não corporificada nas metas e ações planejadas, na organização curricular, na alfabetização, na profissionalização e no atendimento à diversidade. A EJA, no sistema prisional, é um direito, mas esbarra na ausência de escolas e salas adequadas, de acervo bibliográfico e de bibliotecas, de pessoal e de professores qualificados, de financiamento, de projetos culturais e artísticos e de leitura para a remição da pena.

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Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação I

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Mestrado Profissional. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Lider do Grupo de Pesquisa/CNPq: Educação Social, Currículo e Formação de Educadores Sociais. E-mail: antonyopereira@yahoo.com.br

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Pereira, A. (2018). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 245–252. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6657

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua