Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6689Resumo
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico.
Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W.. Ideologia e Currículo. 3.ed. Porto Alegre:Artmed, 2006.
BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/2012-2017)/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, 2012.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus,
______________. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ:Vozes, 2008.
________________. Os três Estados do capital cultural. In. NOGUEIRA, Maria CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. 7. ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1998.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975.
________________. As regras do método sociológico. 14.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. São Paulo: Ed.
UNESP, 2000.
QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de O.; OLIVEIRA, Márcia Gardênia. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.