Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível

Autores

  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Núbia Regina Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6689

Resumo

Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de análise teórica da prática desenvolvida entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas (GEPPE), no âmbito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a educação básica, no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como perspectiva teórico metodológica adotamos a categoria bourdieusiana  de Campo para tencionar a relação entre campos simbólico e tradicionalmente afastados no que se regere a produção e circulação do conhecimento. A articulação de estudos entre universidade e educação básica fomenta uma formação continuada sólida no público da universidade (bolsistas de iniciação cientifica, graduandos, mestrandos).Os profissionais da educação básica conseguiram vislumbrar, nesta experiência, possibilidades de se tornarem pesquisadores no/do cotidiano escolar e no âmbito acadêmico.  

Palavras-chave: Educação básica; Pesquisa em Educação; Prática educativa.

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Biografia do Autor

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 Doutora em Educação, professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd),  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado em Educação- Estrada do Bem Querer, KM 04, Vitória da Conquista, Bahia- 45083-900; Telefone: 77-991280474;E-mail: nilcrusoe@uol.com.br- Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas  Educativas (GEPPE/UESB), Cadastrado no CNPQ, voltado para as discussões sobre a prática  educativa  em espaços formal e não formal de educação, na perspectiva de fundamentos socioantropológicos e educacionais; 

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Sociologia, professora do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado em Educação- Estrada do Bem Querer, KM 04, Vitória da Conquista, Bahia- 45083-900; Telefone: 77-991339915; E-mail:nrmoreira2@yahoo.com.br Vice - líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas  Educativas (GEPPE/UESB)

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Crusoé, N. M. de C., & Moreira, N. R. (2017). Aproximação entre o campo acadêmico e o campo escolar: um diálogo possível. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 223–234. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6689

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua