INSERÇÃO DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Aparecida Souza Couto Faculdade Amadeus
  • Maria Helena Santana Cruz Universidade federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6764

Resumo

Inserir o olhar de gênero na condução da disciplina História do curso de Pedagogia numa instituição de ensino superior objetivou a despertar no alunado a percepção de que a história é construída por homens e mulheres indistintamente de orientação sexual, etnia, religião ou classe social, desenvolvendo a noção de que o gênero é a construção história e social sobre corpos sexuados. O relato de experiência como docente busca contribuir para a formação de educadoras/es capazes de identificar no currículo a ausência do gênero, e o necessário enfrentamento dessa lacuna. A metodologia adotada é nutrida de referencial bibliográfico e análise dos relatos coletados, por meio de questionário, cujas questões abertas aplicadas a 43 estudantes do quinto período permitiram que os progressos fossem manifestados e os desafios desvendados, revelando que as alunas encaram a docência para além das determinações do gênero, embora haja resquícios da tradição que liga a educação ao cuidado e ao afeto, marcas indeléveis da naturalização do feminino.

Palavras-chave: Ensino de História. Gênero. Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Souza Couto, Faculdade Amadeus

Graduada em Serviço Social (UCSAl); Licenciada em educação Física (UFS); Mestrado e Doutorado em Educação (UFS). Área de interesse: formação de professore/as; Gênero e Violência.

Maria Helena Santana Cruz, Universidade federal de Sergipe

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe; Pós-doutorado, Doutora e Mestra em Educação, Coordenadora da REDOR - Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (biênio 2016-2018); Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero.

Referências

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 1998, p.122

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.observatorio dopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 05 jun 2017.

COUTO, Maria Aparecida S. Representações de masculinidades e identidades de gênero de estudantes do ensino médio e a relação com as violências na escola pública. Tese (Doutorado em Educação). São Cristóvão/SE, 2013. Núcleo de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, 2013.

COSTA, Sueli e SOIHET, Rachel. Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa das Palavras: 2009.

CRUZ, Maria Helena Santana. Trabalho, gênero e cidadania: tradição e modernidade. São Cristóvão (SE): Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005.

CRUZ, Maria Helena Santana. A crítica feminista à ciência e contribuição à pesquisa nas ciências humanas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão (SE), Editora UFS: 2014, v. 7, p. 15-27.

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, May/Aug. 2012; vol.42; no.146.

HALL, Stuart, A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, 1997, v. 22, nº 2, p. 15-46.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogias e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LOURO, Guacira; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vildore (orgs.). Corpo, gênero, sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MILLET, Kate. Política sexual. Madrid: Catedra. Traduzido do inglês por Alice Sampaio, Gisela da Conceição e Manuela Torres. Lisboa: Publicações Dom Quixote 1970. Disponível em: <https://repassefeminista.files.wordpress.com/2014/02/k-millet-polc3adtica-sexual.pdf>. Acesso em: 01 jun 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.

PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. São Paulo: Autêntica. 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da; e MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas culturais e políticos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1995.

SANTOS, Boaventura Sousa. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo, conhecimento. Educação & Realidade, 2001, v. 26, nº 1, p. 13-32.

SANTOS, Boaventura Sousa. Reconhecer para libertar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Couto, A. S., & Cruz, M. H. S. (2017). INSERÇÃO DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 249–262. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6764

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua