PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS

Autores

  • Alice Copetti Dalmaso Professora Adjunta I do Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://orcid.org/0000-0002-4447-0958
  • Marilda Oliveira de Oliveira Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Guilherme Carlos Corrêa Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6921

Resumo

Crianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso, Professora Adjunta I do Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Especial, com enfoque no ensino de ciências e suas relações com a cultura. Desenvolve estudos na temática de Formação e sua interface nas Filosofias da Diferença. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) vinculado ao CNPq.

Marilda Oliveira de Oliveira, Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria.

Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona (1990) e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona (1995). Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Membro da International Society for Education through Art, InSEA. Sócia da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGE/CE/UFSM), na Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação da UFRGS e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação da UFG. Editora Chefe da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação). Desenvolve pesquisas na área de Educação e Artes Visuais, com ênfase em Educação, nas temáticas: Docência como campo de experimentação; Educação e cultura visual em processos formativos; Experiência educativa em artes visuais; Educação e Filosofias da diferença para pensar o ler, o escrever e o pesquisar.

Guilherme Carlos Corrêa, Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino

Possui graduação em Química, Licenciatura (1992) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC; Doutorado em Ciências Sociais-Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004); Pós Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua como professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Ciência, na interface educação-política a partir de temas contemporâneos, entre os quais se destacam drogas, sexualidade e arte como concorrentes indissociáveis e suas implicações na formação de educadores, em ações de ensino, pesquisa e extensão.

Referências

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08. Brasília: MEC, SEB, 2015. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Cadernos_2015/cadernos_novembro/pnaic_cad_8_20112015.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2017.

BRITO, Maria dos Remédios de; RAMOS, Maria Neide Carneiro. Por um ensino e aprendizagem-acontecimento. Revista Ensaio. Belo Horizonte v. 16, n. 01, p. 31-47 jan-abr 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2017.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

CORRÊA, Guilherme. Educação, comunicação e anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

DALMASO, Alice Copetti. Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Santa Maria, 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução: Suely Rolnik. São Paulo: 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELIZOICOV; Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução: Salma Tannus Muchail. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Revista Psicologia em Estudo, vol. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

_______. O devir criança e a cognição contemporânea. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), p.373‐382, 2000. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102‐79722000000300006> Acesso em: 10 jul. 2017.

_______. Ensinar e aprender: falando de tubos, potes e redes. Arte na escola, 2012. Disponível em: <http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69347>. Acesso em: 09 jan. 2017.

KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KOHAN, Walter Omar. (o) Que é a pedagogia? In: AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.). Abecedário: Educação da diferença. Campinas: Papirus, 2009. p. 151-153.

MERCIECA, Duncan. Becoming-Teachers: Desiring students. Educational Philosophy and Theory, v. 44, No. S1, 2012. p. 43-56.

OLSSON, Liselott Mariett. Movement and experimentation in young children’s learning. Deleuze and Guattari in early chilhood education. Routledge, 2009. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=1134032455>. Acesso em: 11 de julho de 2017.

SARDI, Rosana Aparecida Fernandes. Perguntas-máquinas. Childhood & philosophy, Rio de janeiro, v.6, n.3, jul./dez. 2007.

SCHERER, René. Aprender com Deleuze. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1183-1194, Set./Dez. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 09 jan. 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu. A arte do encontro e da composição: Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p 47-57. Jul./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2017.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução de Giane Lessa. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.

VORDERMAN, Carol et al. Ciências para pais e filhos. Tradução de Val Ivonica (Biologia e Química), Carlos Rosa (Física). São Paulo: Publifolha, 2013.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Dalmaso, A. C., de Oliveira, M. O., & Corrêa, G. C. (2018). PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 213–226. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6921

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua