DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ

Autores

  • Tiago Lazzarin Ferreira Professor efetivo de Sociologia da rede pública estadual de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7640

Resumo

O objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo.

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Biografia do Autor

Tiago Lazzarin Ferreira, Professor efetivo de Sociologia da rede pública estadual de São Paulo.

Doutor (2017) e mestre (2012) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduado com bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor efetivo de Sociologia da rede pública estadual de São Paulo desde 2011. Músico com formação na antiga Universidade Livre de Música – Tom Jobim (2007-2011).

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Ferreira, T. L. (2018). DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 127–138. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7640

Edição

Seção

Número Temático: Práticas Artísticas, Culturas Subalternizadas e Educação