AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ECOLOGIA DE SABERES NOS QUILOMBOS DE BAIRRO ALTO E PAU FURADO, ILHA DO MARAJÓ – PARÁ, BRASIL

Autores

  • Ana Paula Medeiros de Moura Universidade Federal do Pará
  • Bruno Rodrigo Carvalho Domingues Universidade Federal do Pará
  • Maycom Douglas Ferreira Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Israel Martins Araujo Universidade Federal do Pará
  • Flávio Bezerra Barros Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7657

Resumo

Este artigo consolida um recorte das experiências vivenciadas pela equipe interdisciplinar responsável pela elaboração e execução do projeto de pesquisa e intervenção metodológica “Ecologia de Saberes na Ilha do Marajó: aprender-ensinar pela interdisciplinaridade e inclusão. O referido projeto partiu da pergunta “quais os problemas enfrentados pelas escolas das comunidades quilombolas de Bairro Alto e Pau Furado na zona rural de Salvaterra/PA?”, buscando, através de método qualitativo (observação participante e entrevistas abertas) e da realização de oficinas junto às comunidades, identificar sujeitos e seus modos de ser, fazer e viver na construção dos saberes formalizados das escolas. De tal forma que se contribuiu para o reconhecimento e aprofundamento do debate relacionado ao direito fundamental à educação escolar quilombola e à educação para as relações etnicorraciais, através do levantamento de algumas reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Medeiros de Moura, Universidade Federal do Pará

Estudante de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA). Bolsista PAPIM. Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE/CNPq).

Bruno Rodrigo Carvalho Domingues, Universidade Federal do Pará

Estudante do Curso de Ciências Sociais do IFCH/UFPA. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq junto ao INEAF/UFPA. Integrante do BioSE/CNPq

Maycom Douglas Ferreira Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq junto ao INEAF/UFPA. Integrante do BioSE/CNPq

Israel Martins Araujo, Universidade Federal do Pará

Estudante do Curso de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA). Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia (BioSE/CNPq)

Flávio Bezerra Barros, Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Pará

Referências

ARÊDA-OSHAI, C. M. O ressurgimento de antigas categorias em novos contextos – quilombos e quilombolas vivendo no presente. Revista da ABPN. v. 8, n. 18. 2016, p. 255 – 279.

COSTA, L. T. T. “Eu vou samplear, eu vou te roubar”: tecnobrega and breaks in the music industry model. In: 17th World Congress of the IUAES, 2013, Manchester. Evolving Humanity, Emerging Worlds, 2013.

DIAS, L. R. Quantos passos já foram dados? A questão da raça nas leis educacionais. 2003, 16p.

GOMES, N. L. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Política & Sociedade. V. 10 Nº 18. 2011, p. 133 – 154.

GOMES, N. L. Movimento Negro e Educação: ressignificando e politizando a raça. Educação & Sociedade. v. 33, n. 120, 2012, p. 727-744.

MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. Abril Cultural: São Paulo, 436 p., 1978.

NASCIMENTO, A. O GENOCÍDIO DO NEGRO BRASILEIRO: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978, 183 p.

SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais.Vol. 78, p. 03 – 46, 2007.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

de Moura, A. P. M., Domingues, B. R. C., Nascimento, M. D. F., Araujo, I. M., & Barros, F. B. (2018). AS EXPERIÊNCIAS DE UMA ECOLOGIA DE SABERES NOS QUILOMBOS DE BAIRRO ALTO E PAU FURADO, ILHA DO MARAJÓ – PARÁ, BRASIL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 113–128. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7657

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua