TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8581

Resumo

O texto é um segundo recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu: a. uma parcela dos dados de uma primeira pesquisa, publicada por nós nessa mesma revista, referente a investigação curricular de duas disciplinas que tematizam as TIC no curso; b. comparação desses dados com as experiências pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desses dois componentes curriculares. Como resultado principal, percebemos que as práticas pedagógicas conseguiram ir além do que era previsto no currículo, contemplando outras dimensões e aspectos mídia-educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciado em Educação Física (UFSJ); Especialista em Ensino de Educação Física (PUC-BH); Mestre em Educação (UFJF), Doutorando em Educação Física (UFES); Professor de Educação Física do municipio de Cariacica-ES e do Estado do Espírito Santo. 

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF. Coordenadora UAB, coordenadora geral do CEAD e coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF)

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições70; 1977.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BLIKSTEIN, Paulo, ZUFFO, Marcelo. As sereias do ensino eletrônico. In.: SILVA, Marco (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo, Edições Loyola, 2003.

BORGES, E. M. As TIC: mídia visual e escola. (Texto para a educação a distância – Progestão, Material disponibilizado pela professora). 2013.

DEMO, P. “Tecnofolia” ou Tecnofobia”. Boletim Técnico do SENAC: A revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, RJ: v: 35, n.1. p. 1-15, 2014.

FANTIN, M. Midia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, M; RIVOLTELLA, P. C. (orgs.). Cultura Digital e Escola: Pesquisa e Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2012.

GATTI, B. A; BARRETO, S. S. (orgs). Professores do Brasil: impasses e desafios – Brasília: UNESCO, 2009.

GIRARDELLO, G. A imaginação infantil e as história da TV. Site Construir notícias, 1999. Disponível em: <http://www.construirnoticias.com.br/a-imaginacao-infantil-e-as-historias-da-tv/>. Acesso em. 17 de Outubro de 2015.

MACHADO, J. E. Metodologia ou Tecnologia? Portal Educação, 2013. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/concursos/metodologia-ou-tecnologia/56889> Acesso em: 18 de Outubro de 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

RIVOLTELLA, P.C. Media education: modelli, esperienze, profi lo disciplinare. Roma: Carocci, 2002.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós- humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4ª ed. São Paulo. SP: 2010.

SILVA, M. Formação de professores para a docência online. São Paulo, SP: Editora Loyola, 2009.

SERRES, M. Polegarzinha. Rio de Janeio: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Sousa, G. R. de, & Borges, E. M. (2019). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 199–216. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8581

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua