TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8581Resumo
O texto é um segundo recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu: a. uma parcela dos dados de uma primeira pesquisa, publicada por nós nessa mesma revista, referente a investigação curricular de duas disciplinas que tematizam as TIC no curso; b. comparação desses dados com as experiências pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desses dois componentes curriculares. Como resultado principal, percebemos que as práticas pedagógicas conseguiram ir além do que era previsto no currículo, contemplando outras dimensões e aspectos mídia-educativos.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições70; 1977.
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
BLIKSTEIN, Paulo, ZUFFO, Marcelo. As sereias do ensino eletrônico. In.: SILVA, Marco (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo, Edições Loyola, 2003.
BORGES, E. M. As TIC: mídia visual e escola. (Texto para a educação a distância – Progestão, Material disponibilizado pela professora). 2013.
DEMO, P. “Tecnofolia” ou Tecnofobia”. Boletim Técnico do SENAC: A revista da Educação Profissional. Rio de Janeiro, RJ: v: 35, n.1. p. 1-15, 2014.
FANTIN, M. Midia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FANTIN, M; RIVOLTELLA, P. C. (orgs.). Cultura Digital e Escola: Pesquisa e Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2012.
GATTI, B. A; BARRETO, S. S. (orgs). Professores do Brasil: impasses e desafios – Brasília: UNESCO, 2009.
GIRARDELLO, G. A imaginação infantil e as história da TV. Site Construir notícias, 1999. Disponível em: <http://www.construirnoticias.com.br/a-imaginacao-infantil-e-as-historias-da-tv/>. Acesso em. 17 de Outubro de 2015.
MACHADO, J. E. Metodologia ou Tecnologia? Portal Educação, 2013. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/concursos/metodologia-ou-tecnologia/56889> Acesso em: 18 de Outubro de 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
RIVOLTELLA, P.C. Media education: modelli, esperienze, profi lo disciplinare. Roma: Carocci, 2002.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós- humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4ª ed. São Paulo. SP: 2010.
SILVA, M. Formação de professores para a docência online. São Paulo, SP: Editora Loyola, 2009.
SERRES, M. Polegarzinha. Rio de Janeio: Bertrand Brasil, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.