SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PREMISSAS

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.8623

Resumo

Este artigo decorre do projeto de pesquisa intitulado: “Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais na mesorregião Oeste do Maranhão[1]”. As questões e inferências aqui apresentadas decorrem de pesquisa bibliográfica e documental. Discorre-se sobre questões teóricas e legais que fundamentam a concepção de sistema educacional, a autonomia municipal e a gestão democrática como premissas, que orientam a criação dos seus Sistemas Municipais de Educação (SME). A priori conclui-se que embora os municípios gozem da prerrogativa de criarem seus SME, muitos ainda não os constituíram, a exemplo do Estado do Maranhão, que apenas 28 foram identificados com leis aprovadas, abstendo-se da possibilidade de definirem e normatizarem suas diretrizes educacionais, bem como, terem os Conselhos Municipais de Educação (CME) como instâncias legítimas para contribuírem com a elaboração, acompanhamento e avaliação da política educacional municipal, ensejando práticas participativas e descentralização do poder local.

 

Palavras-chave: Sistema Municipal. Autonomia. Gestão Democrática.


[1] Projeto financiado pela CAPES e pela FAPEMA.

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Biografia do Autor

Maria José Pires Barros Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Pós-doutoranda da Universidade Federal do Oeste do Pará. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa Política Educacional do PPGE UFMA. Membro do Fórum Estadual de Educação do Maranhão.

Maria Lília Imbiriba Souza Colares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Coord. Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação”, HISTEDR/UFOPA.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Cardoso, M. J. P. B., & Colares, M. L. I. S. (2019). SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PREMISSAS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 351–362. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.8623

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua