UMA ESCOLA EM CINCO FASES: O QUE AS MEMÓRIAS REVELAM SOBRE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA SEVERIANO CARDOSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8994

Resumo

Por meio dos pressupostos da história cultural, o presente artigo teve como objeto de análise a trajetória educacional da Instituição Educativa Severiano Cardoso (IESC) da cidade de Boquim/SE (1924–2016). A fim de percebermos a sua identidade educacional buscamos analisar os documentos e as representações que os alunos/professores, em suas distintas fases, atribuem à instituição. Por meio do esquema lógico proposto por Magalhães (2004) para estudar as Instituições educativas e da noção de representações de Chartier (1990) que permitiu decodificar a forma como os sujeitos apresentam a instituição, apreendemos suas singularidades e de que forma atendeu as reformas do sistema educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

Luzianne dos Santos, Universidade Tiradentes

Mestra e doutoranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Tiradentes. É membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória- GPSEHM.

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Tiradentes

É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa “Sociedade, Educação, História e Memória”. Participa de redes de pesquisa em torno da História da Educação.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Santos, L. dos, & Barreto, R. A. D. N. (2019). UMA ESCOLA EM CINCO FASES: O QUE AS MEMÓRIAS REVELAM SOBRE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA SEVERIANO CARDOSO?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 81–102. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8994

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua