AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE CRECHE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.9195

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a concepção de uma professora de creche ribeirinha sobre avaliação na educação infantil, identificar os instrumentos avaliativos utilizados por ela e compreender de que forma os utiliza em suas práticas. A metodologia constou da realização de observações da rotina das crianças e de entrevista com a professora da turma investigada. A professora afirmou reconhecer que o processo de avaliação da criança é necessário e importante para a mediação de sua aprendizagem e desenvolvimento e que tal processo serve como referência para compor suas práticas pedagógicas. No entanto, a docente parece não saber como realizá-lo cotidianamente, uma vez que em nenhum momento durante a investigação foi percebido qualquer tipo de registro feito por ela. Provavelmente muitos dos equívocos relacionados ao entendimento da professora a respeito da avaliação nesta etapa educacional se justifica na concepção, ainda presente, de que esta possui caráter meramente classificatório.

Palavras-Chave: Avaliação; Professora; Creche.

 

The purpose of this study was to know the conception of a riverside daycare teacher about evaluation in children's education, to identify the evaluation tools used by her and to understand how she uses them in her practices. The methodology consisted of the observation of the routine of the children and an interview with the teacher of the group investigated. The teacher affirmed that the process of evaluation of the child is necessary and important for the mediation of its learning and development and that this process serves as reference to compose its pedagogical practices. However, the teacher does not seem to know how to perform it daily, since at no time during the investigation she did not make any record. Probably many of the misunderstandings related to the teacher's understanding of the assessment at this educational stage are justified in the still present conception that it has a merely classificatory character.

Keywords: Evaluation. Teacher. Daycare.

 

Este estudio objetivó conocer la concepción de una profesora de creche ribereña sobre evaluación en la educación infantil, identificar los instrumentos evaluativos utilizados por ella y comprender de qué forma los utiliza en sus prácticas. La metodología constó de la realización de observaciones de la rutina de los niños y de entrevista con la profesora de la clase investigada. La profesora afirmó reconocer que el proceso de evaluación del niño es necesario e importante para la mediación de su aprendizaje y desarrollo y que tal proceso sirve como referencia para componer sus prácticas pedagógicas. Sin embargo, la docente parece no saber cómo realizarlo cotidianamente, ya que en ningún momento durante la investigación se percibió cualquier tipo de registro hecho por ella. Probablemente muchos de los equívocos relacionados al entendimiento de la profesora acerca de la evaluación en esta etapa educativa se justifica en la concepción, aún presente, de que ésta posee carácter meramente clasificatorio.

Palabras Clave: Evaluación; Profesora; Creche.

 

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Biografia do Autor

Sinara Almeida da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Brasil (2011). Mestrado em Educação pela UFC (2007). Graduação em Pedagogia pela UFC (2001). Professora Adjunta III do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil-GEPEI/UFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade na Educação Infantil, o cotidiano da Educação Infantil, currículo na Educação Infantil e formação de professores da Educação Infantil.Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Brasil (2011). Mestrado em Educação pela UFC (2007). Graduação em Pedagogia pela UFC (2001). Professora Adjunta III do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil-GEPEI/UFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade na Educação Infantil, o cotidiano da Educação Infantil, currículo na Educação Infantil e formação de professores da Educação Infantil.

Jeyse Sunaya de Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFOPA (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará- UFPA (2008). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil-GEPEI/UFOPA. Atua na Secretaria Municipal de Educação de Santarém- Pará, nas seguintes funções: Pedagoga, na área de Educação Infantil, com formação de professores e responsável pela gestão de planejamento pedagógico.

Célia Maria Guimarães Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEI. Bolsista de Iniciação Científica/FAPESPA, chamada pública nº06/2016.

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Publicado

2019-11-09

Como Citar

Costa, S. A. da, Vasconcelos, J. S. de, & Santos, C. M. G. (2019). AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA DE CRECHE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(31), 297–318. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.9195

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua