A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO GRÃO-PARÁ IMPERIAL: OS RELATÓRIOS DOS PRESIDENTES E AS CONTRADIÇÕES DE UM MODELO ELITISTA

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9273

Resumo

Busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os mais desvalidos e os mais abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público, e a utilização do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial.

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Biografia do Autor

Andrenson Santos, UFPA

Bolsista PIBEX/ UFPA. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Planejamento da Educação Municipal (LAPEM), e Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE).

Alberto Damasceno, UFPA

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). É professor Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na Graduação e na Pós-graduação. Desenvolve estudos na área da Educação com ênfase em História da Educação e Planejamento Educacional. Atualmente é Coordenador dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE) e Laboratório de Planejamento da Educação Municipal (LAPEM) e vice-coordenador do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH), todos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Santos, A., & Damasceno, A. (2019). A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO GRÃO-PARÁ IMPERIAL: OS RELATÓRIOS DOS PRESIDENTES E AS CONTRADIÇÕES DE UM MODELO ELITISTA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 65–88. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9273

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua