ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9347Resumo
Este artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil.
Downloads
Referências
Referências
AVALIAÇÃO CEGA. A pesquisa com crianças e mídia: alguns apontamentos teórico-metodológicos. Temática (João Pessoa. Online), v. 12, p. 1-15, 2012.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2010.
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. Tradução: Gilka Girardello e Isabel Orofino. São Paulo, Loyola, 2007.
CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
CAMPOS, Cristiana Caldas Guimarães de; SOUZA, Solange Jobim e. Mídia, Cultura do Consumo e Constituição da Subjetividade na Infância. Psicologia, Ciência e Profissão, 2003, 23 (1), 12-21.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cultura visual, gênero, educação e arte. Porto Alegre: UFRGS, 2005, 24 p. Disponível em www.anped.org.br/reunioes/31ra/4sessao especial/ Acesso 10 fevereiro 2014.
FANTIN, Mônica. No mundo da brincadeira: jogo, brinquedo e cultura na educação infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.
FANTIN, Mônica. A pesquisa com crianças e mídia na escola: questões éticas e teórico-metodológicas. In: GIRARDELLO, G; FANTIN, M. (Orgs.). Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2009.
FRANCISCHINI, Rosângela; CAMPOS, Herculano Ricardo. Crianças e infâncias, sujeitos de investigação: bases teórico-metodológicas. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Mônica. Apresentação. In: GIRARDELLO, G; FANTIN, M. (Orgs.). Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2009.
GIRARDELLO, Gilka. Produção cultural infantil diante da tela: da TV à internet. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: FARIA, A. L. Goulart de; DEMARTINI, Z. de B. Fabri; PRADO, P. Dias. Por uma cultura da infância – Metodologias de pesquisa com crianças. 2 ed. – Campinas, SP : Autores Associados, 2005, p. 69-92.
GOMES, Lisandra Ogg. Particularidades da infância na complexidade social – Um estudo sociológico acerca das configurações infantis. São Paulo, SP. Tese de doutorado. USP, 2012.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 116, p. 41-59, jul. 2002.
KRÜGER, Fernando Luiz; CRUZ, D. M. . Jogos (virtuais) de simulação da vida (real): o The Sims e a geração Y. Ciberlegenda (UFF), v. 9, p. 1-19, 2007.
ODININO, Juliane Di Paula Queiroz. As super-heroínas em imagem e ação: Gênero, Animação e Imaginação Infantil no Cenário da Globalização das Culturas. Florianópolis, SC. Tese de doutorado. Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. UFSC, 2009.
PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: As crianças: contextos e identidades. Coleção Infans. Centro de Estudos da Criança. Universidade do Minho, 1997.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação no Brasil - Um campo de estudos em construção. In.: FARIA, A. L. Goulart de, DEMARTINI, Z. de B. Fabri e PRADO, P. Dias (Orgs.). Por uma cultura da infância – Metodologias de pesquisa com crianças. 2. ed. – Campinas, SP : Autores Associados, 2005, p. 19- 47.
RIVOLTELLA, Pier Cesare. A formação da consciência civil entre o “real” e o “virtual”. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
ROCHA, Eloísa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
SALGADO, R. G.; PEREIRA, R. M. R.; SOUZA, S. J. e. Pela tela, pela janela: questões teóricas e práticas sobre infância e televisão. In: Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 9-24, jan./abr. 2005.
SALGADO, Raquel Gonçalves. Ser criança e herói no jogo e na vida: A infância contemporânea, o brincar e os desenhos animados. Rio de Janeiro, RJ. Tese de doutorado. PUC, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.