ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9347

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil.

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Biografia do Autor

Marluci Guthiá Ferreira, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pedagoga na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Membro do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA - Educação, Comunicação e Mídias - UFSC / Cnpq.

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), da Universidade Aberta doBrasil (UAB) e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do grupo de Pesquisa EDUMIDIA - Educação, Comunicação e Mídias (CNPq). Bolsista Produtividade CNPq. Graduada em Comunicação Social (FAAP/SP), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Doutora em Engenharia de Produção (UFSC).

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Ferreira, M. G., & Cruz, D. M. (2019). ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 105–116. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9347

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua