CURRÍCULO E RELAÇÕES DE PODER: ANÁLISE DE UMA REFORMA CURRICULAR PARA CURSOS DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9376

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar uma das questões mais relevantes que integraram a agenda das discussões, nas últimas décadas, sobre os cursos superiores de Pedagogia no Brasil: o currículo. Para tanto, trabalhamos com a análise de uma reforma curricular que envolveu dois cursos de Pedagogia de dois Centros Universitários privados localizados nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Como referencial analítico fizemos uso das teorias críticas e pós-críticas do campo dos Estudos do Currículo. A partir de uma gestão colegiada, democrática e participativa, identificamos uma grande arena de luta em torno da construção curricular que envolvia questões pedagógicas versus questões econômicas. No entanto, destacamos que, mesmo em um contexto de instituições privadas, é possível questionar, resistir e produzir um currículo que favoreça posturas mais democráticas, inclusivas e plurais. O argumento central é o de que as discussões do campo do currículo, quando tratadas criticamente, contribuem com o avanço intelectual e político de uma instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Lúcio Mendes, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor do Departamento de Educação da UFLA e do Mestrado Profissional em Educação na mesma instituição.

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG. Professor da Faculdade de Educação da UFMG.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela UFMG. Professor do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação da UFOP.

Referências

BRASIL, 2006. Parecer n. 5/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Despacho do Ministro publicado no Diário Oficial da União, 15/5/2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 16 out. 2007.

CATANI, Afrânio M.; ESQUIVEL, Juan Carlos C.; GILIOLI, Renato S. P. Reformas da educação superior no Chile, no Brasil e em Portugal. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 21, p. 49-63, maio/ago. 2007.

CHERRYHOLMES, Cleo. Um projeto social para o currículo: perspectivas pós-estruturais. In: SILVA, T. T. (Org.). Teoria Educacional Crítica em Tempos Pós-Modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

DOLL JR., William E. Ghosts and the curriculum. In: DOLL JR., William E.; GOUGH, Noel (Eds). Curriculum visions. New York: Peter Lang, 2002.

FAZENDA, Ivani. Diversidade cultural no currículo de formação de professores – uma dimensão interdisciplinar. In: ROSA, D.; SOUZA, V. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FRANCA, Acson G. Educação e mercantilização. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 98-111, jan./mar. 2017.

FIDALGO, Fernando, MACHADO, Lucília. Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: NETE/Fildago & Machado Editores, 2000.

FOUREZ, Girard. A construção das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.

FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A Pedagogia do Gauchismo e seu Currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, pp. 187-197, jan./jun. 2011.

GALLO, S. Disciplinaridade e Transversalidade. In: CANDAU, V. (Org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e no aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GREEN, Bill. Currículo, política e a pós-modernidade. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 501-514, set./dez. 2017.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUTMACHER, Walo. A escola em todos os seus estados: das políticas de sistemas às estratégias de estabelecimento. In: NÓVOA, A. (Org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2002.

LIMA, Gabriela P. C; MENDES, Cláudio Lúcio. Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 714-735, set./dez. 2016.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MENDES, Cláudio Lúcio; RODRIGUES, Luana C. M. Questões iniciais em torno da formação inicial de professores. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, n. 24, p. 13-42, dez. 2014.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 2003.

NELSON, Cary; GROSSBERG, Lawrence; TREICHLER, Paula. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

POPKEWITZ, Thomas S. e PEREYRA, Miguel A. Práticas de reforma na formação de professores em oito países: esboço de uma problemática. In: NÓVOA, A.; POPKEWITZ, T. S. (Orgs.). Reformas educativas e formação de Professores. Lisboa: Educa, 1992.

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

________. Reforma educacional e construtivismo. In: SILVA, T. T. (Org.). Liberdades reguladas. Petrópolis: vozes, 1998.

RIBEIRO, Willian de Goes; AZEVEDO-LOPES, Ronnielle de. Conhecimento-investimento e currículo meritocrático. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 659-677, set./dez. 2017.

SANTIN, Silvino. Educação Física: temas pedagógicos. Porto Alegre: EST/ESEF, 1992.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, G. J. C. O ensino superior privado: o conflito entre lucro, expansão e qualidade. Tese (Doutorado). Brasília: Instituto de Ciências Sociais/UNB, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo e identidade social. In: ___. Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SILVA, Samara Mirelly da; LEÃO, Vicente de Paula. As áreas específicas na formação de professores: uma análise dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de pedagogia em minas gerais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, set./dez., p. 141-152, 2017.

SOUSA, Jesus Maria. Discutindo conceitos em torno do currículo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, set./dez., p. 15-26, 2017.

YOUNG, Michael F. D. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: GRÁCIO, S.; STOER, S. R.; MIRANDA, S. (Orgs.). Sociologia da Educação II. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

Mendes, C. L., Cardoso, F. A., & Matos, D. A. S. (2019). CURRÍCULO E RELAÇÕES DE PODER: ANÁLISE DE UMA REFORMA CURRICULAR PARA CURSOS DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE CONSERVADORISMOS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 117–138. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9376

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua