EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: DESAFIOS POSTOS PARA AS ESCOLAS

Autores

  • Janine Couto Cruz Macedo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED-UESB
  • Dinalva de Jesus Santana Macêdo Programa de Pós-Graduação em Educação em Nível de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED - UESB

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.9387

Resumo

O presente texto é o resultado parcial de uma pesquisa stritu sensu e coaduna com a necessária concepção de pensar os sujeitos a partir de outras epistemologias. Assim sendo, este ensaio tem como objetivo discutir sobre a descolonização do saber na educação. Inicialmente, teceremos considerações sobre o colonialismo, a colonialidade, a racionalidade e o direito, para entendermos como esses elementos influenciaram no modelo de homem ideal e de ciência da modernidade. Em seguida, discutiremos acerca dessa episteme na educação, bem como, a respeito de um novo paradigma de ciência, nos dizeres de Boaventura de Sousa Santos, “pós-abissal”, pautado na ecologia de saberes, com o intuito de oferecer reflexões que possam ajudar na descolonização dos currículos das escolas, tendo em vista a construção de práticas educativas interculturais críticas.

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Biografia do Autor

Janine Couto Cruz Macedo, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED-UESB

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação em Nível de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED UESB, vinculada ao Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Paulo Freire - NEPE da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pedagoga efetiva do Instituto Federal Baiano - IF Baiano- campus Bom Jesus da Lapa.

Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Programa de Pós-Graduação em Educação em Nível de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED - UESB

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estaduala do Sudoeste da Bahia - PPEGD UESB

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

Cruz Macedo, J. C., & Santana Macêdo, D. de J. (2018). EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER: DESAFIOS POSTOS PARA AS ESCOLAS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 301–312. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.9387

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua