TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE

Autores

  • Leyla Menezes de Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Marizete Lucini Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9646

Resumo

O objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Leyla Menezes de Santana, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (Bolsista FAPITEC/SE), sob orientação da Profa. Dra. Marizete Lucini e graduanda em Pedagogia (Segunda Licenciatura/ Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015) pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (2015). Especialista em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França e graduação em História. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS) / Educação e Sociedade: Sujeitos e Práticas (Unit). Atua voluntariamente na Formação de Alfabetizadores no Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Pastoral da Criança no Estado de Sergipe em parceria com o Programa Sergipe Alfabetiza Mais - AMA (SEED-SE/MEC/FNDE). Atuou como Professora de Estágio Supervisionado nos Cursos de História e Pedagogia da Universidade Tiradentes (07/2015 a 03/2017), como Professora Substituta de História no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - São Cristóvão e Aracaju e como Tutora à Distância do Curso de História do CESAD - UFS. Tem experiência com Consultoria Educacional atuando por 3 (três) edições como consultora de campo da UNESCO/MEC/SECADI para o Programa Brasil Alfabetizado nos Estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI).

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

de Santana, L. M., & Lucini, M. (2019). TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 305–318. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9646

Edição

Seção

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação

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