FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO HÍBRIDO E MULTIMODAL: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS

Autores

  • Maria Elisabete Bersch Universidade do Vale do Taquari
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9719

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir uma proposta de formação continuada de professores em contexto híbrido e multimodal, em sua potencialidade de mobilizar a ressignificação das práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem gamificados. A proposta integra as ações da pesquisa “A cidade como espaço de aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania”, que tem como objetivo contribuir para com a mudança da cultura escolar, tendo em vista os atuais sujeitos de aprendizagem, os meios com os quais interagem e suas formas de aprender. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo descritiva e inspirada no método cartográfico de pesquisa intervenção proposto por Kastrup (2007; 2008), Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Passos, Kastrup e Tedesco (2014). Os resultados evidenciados pelos movimentos que os professores articulam nas escolas, indicam que a proposta tem contribuído significativamente para aproximar professores da educação básica, pesquisadores e professores do ensino superior enquanto co-criadores de saberes acerca da docência, potencializando a construção de práticas pedagógicas agregativas e reticulares e contribuindo para a mudança da cultura escolar!

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Biografia do Autor

Maria Elisabete Bersch, Universidade do Vale do Taquari

Doutoranda em Educação - Unisinos, Mestre em Educação -PUC/RS, Licenciada em Pedagogia - UFRGS. Professora dos cursos de Licenciatura da Univates.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, Brasil

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1992). Professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), desde 2004.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Bersch, M. E., & Schlemmer, E. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO HÍBRIDO E MULTIMODAL: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 71–92. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9719

Edição

Seção

Número Temático: Formação docente na era da mobilidade