v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua

					Visualizar v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua
Publicado: 2022-01-14

Artigos

  • Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto

    Tiago Tempera, Luís Tinoca
    e16945
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945
  • Aprendizagem híbrida para a formação doutoral no contexto da pandemia da COVID-19

    Yessy Villavicencio Simón, Ivan Gabriel Grajales Melian, Cícero da Silva
    e16685
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16685
  • O uso de tecnologias de ensino a distância na preparação de alunos (futuros professores de biologia)

    Halyna Biletska, Nataliia Mironova, Nataliia Kazanishena, Serhii Skrypnyk
    e16908
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16908
  • Características da interdisciplinaridade da pedagogia moderna

    Tetiana Kotyk Kotyk, Svitlana Romanyuk, Maryna Kisil
    e16936
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16936
  • Os principais aspectos da educação a distância para alunos em tempos de restrição epidêmica

    Roma Sybirna, Ganna Polishchuk, Oleksandr Balanutsa, Alla Marchuk
    e16906
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16906
  • Distribuição do número de quadros científicos e pedagógicos de universidades por experiência de trabalho

    Iuliia S. Pinkovetskaia
    e17010
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17010
  • O sistema de funcionamento da educação fora da escola em condições modernas de desenvolvimento

    Tetiana Fursykova, Oleksandr Akimkin, Liliia Hodii
    e16860
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16860
  • O papel da educação superior em língua inglesa no desenvolvimento da economia digital

    Nataliia Kholiavko, Olha Popelo, Anatolii Melnychenko, Marta Derhaliuk, Liudmyla Grynevych
    e16773
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16773
  • Abordagem de competência para ensinar futuros professores do ensino fundamental

    Тetiana Vasіutina, Оlena Kondratiuk, Olga Lukianchenko, Alla Romanchuk, Tetiana Теslenko
    e16598
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16598
  • O conceito de "auto-organização" no contexto da educação moderna

    Yana Vladimirovna Kryucheva, Irina Vasilievna Tolstoukhova
    e17213
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17213
  • Desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia

    Svetlana Arkhipova, Olga Lazutkina
    e17214
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17214
  • Formação da cultura de relações sociais nos alunos a partir do desenvolvimento de sua experiência social pessoal

    Ekaterina Akishina, Irina Wagner, Natalya Kurbatova, Lyubov Savenkova
    e17215
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17215
  • Controle estatal (supervisão) e a guilhotina regulatória no campo do ensino superior na Federação Russa

    Maxim Kozyrev, Evgeniya Jukova, Polina Palekhova, Alexander Shumarov, Rinat Faizulin
    e17220
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17220
  • Preparação de estudantes universitários pedagógicos para a organização de práticas de educação

    Svetlana Nikolaevna Gorshenina, Irina Borisovna Buyanova, Irina Alexandrovna Neyasova, Larisa Alexandrovna Serikova, Tatiana Ivanovna Shukshina
    e17221
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17221
  • A influência do desenvolvimento da região e do nível de educação na qualidade de vida da população

    Lyubov Morozova, Elena Karpova, Olga Kolosova, Olga Kulikova, Tatyana Suvorova
    e17222
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17222
  • A utilização dos jogos digitais na formação profissional dos pedagogos sociais: realidades e perspectivas

    Nadiia Chernukha, Lyudmila Tokaruk, Аlla Moskalenko, Maryna Vasylyeva-Khalatnykova, Alla Anatoliivna Zahorodnia, Larysa Davydivna Kostenko
    e17223
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17223
  • Possibilidades de tecnologias educativas para a formação da competência em saúde relacionada à atividade física de estudantes no curso de EAD

    Lidiia Pavlovna Mokrova, Irina Vladimirovna Evgrafova, Tatiana Vladimirovna Bogdanova, Antonina Vakulenko, Oksana Alekseevna Konnova
    e17297
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17297
  • Uma análise interseccional dos limites e potencialidades revolucionárias de vídeos do youtube a partir da perspectiva antirracista de Rita Von Hunt no canal “Tempero Drag”

    Ivanderson Pereira da Silva, Mayara Teles Viveiros de Lira, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo Voss
    17266
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17266
  • Impacto do MOOC no aumento do interesse do aluno no processo de aprendizagem no contexto do blended learning

    Tatiana Aleksandrovna Ivashkina, Valentina Nikolaevna Sidorenko, Elena Ivanovna Sukhova
    e17321
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17321
  • A discussão como uma tecnologia educacional moderna no ensino de inglês

    Andrey Aleksandrovich Vetoshkin, Svetlana Ivanovna Piskunova, Lyudmila Mikhailovna Boyarkina, Olga Aleksandrovna Nikishina, Elena Aleksandrovna Davydova
    e17324
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17324
  • Desenvolvimento de atividades de projeto para professores e alunos da rede de ensino

    Liubov Chekhovska, Natalia Chernysh, Tetyana Ravchyna
    e16973
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16973
  • Tecnologias pedagógicas inovadoras no sistema educacional

    Valentina Pliushch, Svitlana Sorokun
    e16960
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16960
  • Os principais aspectos pedagógicos da formação da competência profissional dos alunos de cultura física

    Yevhen Prystupa, Fedir Muzyka, Svitlana Kryshtanovych, Vasyl Matviiv, Oksana Ilkiv
    e16974
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16974
  • Desafios para a formação docente: com a palavra os professores

    Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Claudio Pinto Nunes
    e17250
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17250
  • Preparando alunos-professores para a formação de valores socialmente significativos em pré-escolares

    Sabina Ivanchuk, Yulia Kakhiani, Tetiana Hryboiedova, Hanna Bilychenko
    e16944
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16944
  • Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru

    Karina Hurtado Barazorda, Edwin Gustavo Estrada Araoz, Néstor Antonio Gallegos Ramos
    e16947
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16947
  • Potencial educativo e científico: desafios humanitários do século XX

    Oksana Bohomaz, Nataliia Morska, Karolina Kasianenko, Iryna Romanova, Nadiia Bortnyk
    e16950
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16950
  • Tecnologias pedagógicas para o desenvolvimento da competência profissional dos alunos

    Mariia Voloshyn, Маiya Babkina, Halyna Yaremko
    e16984
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16984
  • Conteúdo e estrutura da competência profissional dos futuros professores de belas-artes

    Yaroslav Tsekhmister, Antonina Pak, Tetyana Nosachenko, Liudmila Daniluk
    e17004
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17004
  • Resistir e avançar na educação pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lilía Imbiriba Sousa Colares, José Claudinei Lombardi
    e17109
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17109
  • Características da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundo

    Yuriy Kozlovskiy, Oleksandr Iievliev, Oksana Mykytyuk, Tamara Tiurina, Dmytro Say
    e17033
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17033
  • O sistema de avaliação da qualidade da educação nas universidades dos principais países do mundo

    Lilia Klochek, Lidiya Snitsarchuk, Emiliya Ohar
    e17086
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17086
  • Formação de competência multicultural de crianças pré-escolares

    Iryna Rudnytska-Yuriichuk, Olha Kurhannikova, Olena Demchenko, Hanna Tolchieva, Oksana Holiuk
    e17090
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17090
  • A interiorização da pós-graduação no sul do Amazonas: direitos, impactos e desafios

    Valmir Flores Pinto, Elizabeth Tavares Pimentel, Rosangela Carvalho da Costa
    e16730
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16730
  • Orientações de carreira de futuros especialistas: fatores da cultura organizacional

    Tatiana Bonkalo, Elena Volodarskaya, Andrey Malyshev, Tatyana Maskayeva, Angela Romanova, Regina Zhevak
    e17413
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17413
  • Cotidiano escolar em tempos de pandemia: percepções dos profissionais de educação da rede pública do Rio de Janeiro

    Renata Cristina Barreto Pinto, Patricia Lorena Quiterio
    e16900
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16900
  • Tecnologias inovadoras de orientação vocacional trabalho em instituições de ensino médico superior (experiência ucraniana e estrangeira)

    Hanna Yurievna Budko, Ivakhniuk Tatiana, Kiptenko Ludmyla, Hrebenyk Liudmyla, Karpenko Lyudmila Ivanovna
    e16901
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16901
  • Aspectos de leituras de professores de ensino superior para o desenvolvimento profissional contínuo

    Tetiana Potapchuk, Dmutro Prima, Levchuk Yana, Zahorodnii Serhii, Ruslana Roslavets, Raisa Prima
    e17204
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17204
  • Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário

    Olena Budnyk, Inna Konovalchuk, Ivan Konovalchuk, Iryna Onyschuk, Oksana Domanyuk
    e17172
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17172
  • O adoecimento psíquico em jovens universitários

    Fabrício Duim Rufato, Elisabeth Rossetto, Nickson Willian Vedigal Wilkon
    e16903
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16903
  • Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos

    Renata Lena de Lourdes Ferreira, Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Marco Antonio Torres
    e16890
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16890
  • Características do desenvolvimento do ensino primário no contexto do impacto da COVID-19

    Svitlana Kryshtanovych, Yuliia Sych, Nataliia Mashtakova, Nataliia Mordovtseva
    e17157
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17157
  • Violência educacional: uma revisão sistemática

    Mareli Eliane Graupe, Fabíola Pereira Machado da Silva, Rafaella de Mattos Maurente
    e17173
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17173
  • Características da formação prática dos alunos (futuros professores sociais) nas universidades

    Zoriana Gontar, Liubov Say, Mariia Pochynkova, Oksana Parfyonova
    e17164
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17164
  • Aspectos sociopedagógicos da educação inclusiva de crianças nas escolas

    Larysa Kozibroda, Iryna Turchyk, Nataliia Mukan, Iryna Sadova, Svitlana Stepanyuk
    e17175
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17175
  • Cultura digital lúdica: reflexões sobre os hábitos de estudantes do curso de pedagogia em EaD

    Anderson Jorge Marcolino Pinheiro, Luciane Guimaraes Batistella Bianchini, Marta Regina Furlan de Oliveira
    e17249
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17249
  • Características psicológicas e pedagógicas: a utilização da tecnologia digital num ambiente de aprendizagem misto

    Nataliia Volkova, Tamara Poyasok, Svitlana Symonenko, Yuliia Yermak, Hanna Varina, Anna Rackovych
    e17232
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17232
  • A unidade e interrelação das funções educativas, de educação e de desenvolvimento do processo de aprendizagem no contexto da pandemia COVID-19

    Inna Koreneva, Nataliia Havryliuk, Valentyn Lihus, Hanna Chorna, Svitlana Liulchak
    17228
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17228
  • A contribuição da educação infantil no repertório de habilidades sociais de crianças de 4 e 5 anos de idade

    Sara Tannus Vieira, Celso Kraemer
    e17244
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17244
  • Inovações linguísticas no processo educacional das universidades

    Olesia Tieliezhkina, Liana Naumenko, Oksana Zhyglo, Маiya Babkina, Mariia Voloshyn
    e17203
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17203
  • Recursos tecnológicos na educação bilíngue de estudantes surdos

    Lílian de Sousa Sena, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Eliane Schlemmer
    e17234
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17234
  • Os principais aspectos do ensino no contexto do desenvolvimento do ambiente e da cultura educacional nas universidades

    Ganna Taran, Dmytro Chornomordenko, Nataliia Bondarenko, Danylo Bohatyrov, Mykola Spiridonov
    e17256
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17256
  • Gerenciando a cultura pedagógica dos professores universitários no contexto do impacto da COVID-19

    Tetyana Pakhomova, Iryna Matvieienko, Halyna Khavarivska, Tetiana Shulha
    e17308
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17308
  • Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica

    Anna Helena Silveira Sonego, Patricia Alejandra Behar
    e17258
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17258
  • Formação de competência ecológica de futuros professores de biologia em processo de formação profissional

    Khrolenko Maryna, Mehem Olesya, Kushakova Iryna, Kurilchenko Iryna
    e17330
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17330
  • Problematizando identidades e diferenças: conformações pós-modernas, “(pós)críticas” e pós-estruturalistas da escola e do currículo

    Galdino Rodrigues de Sousa, Marcos Antônio Rossi
    e16491
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16941
  • Condições pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades de execução por clarnetistas em condições de aprendizagem à distância

    Zhang Hao
    e17557
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17557
  • Educação em prisões no Brasil: estado do conhecimento

    Francisco Carneiro Braga, Josélia Euzébio da Rosa
    e16703
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16703
  • A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)

    Gilvando Inácio de Oliveira, José Paulo Gomes Brazão
    e17503
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503
  • Análise de sistemas modernos de controlo electrónico de conhecimentos de futuros especialistas de perfil farmacêutico baseados no moodle: problemas e perspectivas de melhoria

    Yevgen Diiev, Iryna Radziievska, Mykhailo Sherman, Alla Kulichenko, Svitlana Vovk, Maryna Biriukova
    17363
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17363
  • Dimensões psicolinguísticas da interacção pessoal entre sujeitos do espaço educativo no contexto da pandemia COVID-19

    Hanna Truba, Yuliya Boyko, Olga Rakhimova, Yanina Kambalova, Victoria Shevchuk
    e17422
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17422
  • Experiências pedagógicas em um projeto de contraturno escolar: a Dança Afro-Brasileira Cênica

    Darlene Rocha, Felipe de Almeida
    e17392
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17392
  • Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP

    Aline Pacheco Souza, Elivaldo Serrão Custódio
    e17369
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17369
  • Saberes da educação especial em produções do programa de pós-graduação em educação de Santa Maria

    Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    e17440
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17440
  • Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento

    Deise Maíra Silveira Moreira, Ricardo Franklin De Freitas Mussi, Berta Leni Costa Cardoso
    e17489
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17489
  • A assistência estudantil para discentes LGBTQIA+: uma análise das políticas institucionais no âmbito da Residência Universitária de uma Universidade Federal do Brasil

    Lana Lisiêr de Lima Palmeira
    e17628
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17628
  • Ensino remoto emergencial e seus impactos nas oficinas de pensamento computacional e desenvolvimento de aplicativos do Lizard.4.Future

    Gilson Pereira dos Santos Júnior, Mário André de Freitas Farias, Simone Lucena
    e17629
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17629
  • O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto

    Carleane Soares da Silva, Elder Silva Correia
    e17514
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17514
  • “E eu me comprometo a dar bons mestres à província”: Abílio César Borges e a reabilitação do professorado baiano

    Cíntia Borges de Almeida, Marcelo Gomes da Silva, Raquel Freire Bonfim
    e17451
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17451
  • Psicologia da arte: a arte de Frida Kahlo na formação do psiquismo sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski

    Ana Ignez Belém Lima, Edjôfre Coelho de Oliveira, Suzanne Rocha Bandeira
    e17419
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17419
  • Concepções de ludicidade: o que as professoras apresentam sobre o tema?

    Rafaela Sousa Guimarães, Lucia Gracia Ferreira
    e17446
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17446
  • Criação de um ambiente de fala para crianças em idade pré-escolar na sua língua materna no caso do seu uso insuficiente na família e na sociedade

    Yuliya Vladimirovna Androsova
    e17759
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17759
  • A metodologia de trabalho de projeto na formação inicial de professores: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do ensino básico

    Tiago Tempera, Luís Tinoca
    e17576
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17576
  • Desenvolvimento inovador das universidades nas condições da globalização

    Kostiantyn Shaposhnykov, Svitlana Filyppova, Volodymyr Lagodiienko, Denys Krylov, Hanna Svinarova
    e17608
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17608
  • Equidade educacional em territórios vulneráveis

    Emerson Soares Barbosa, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Vanda Mendes Ribeiro
    e16958
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16958
  • Desenvolvimento de competências socioculturais entre estudantes de mestrado como parte do curso «A Cultura dos Países Romano-Germânicos»

    Alla Bariyevna Bakmansurova, Anna Valeryavna Efimova, Elena Gennadyavna Koshkina
    e17760
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17760
  • Pieces of Knowledge: mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguas

    Augusto Weiand, Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos, Eliseo Reategui
    e17616
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17616
  • Formação da cultura jurídica dos estudantes universitários

    Zhazira Ashirova, Saule Zholdasbekova, Zhanat Nurzhanbayeva, Laura Akxmet, Galymzhan Karatayev
    e17761
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17761
  • Culturas digitais: diálogos e reflexões para a formação docente

    Sandra Virginia Correa de Andrade Santos, Camila Gomes Santos da Silva, Tainah dos Santos Carvalho
    e17744
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17744
  • Bioética complexa e ecosofia como ética planetária: as contribuições de Potter e de Morín para uma educação mais humana

    Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
    e17918
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17918
  • Os espectadores e suas crenças para ajudar as vítimas em situações de bullying

    Raul Alves de Souza, Luciene Regina Paulino Tognetta
    e17926
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17926
  • O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica

    Hellen Jaqueline Marques, Regina Baruki-Fonseca
    e17924
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17924
  • A nova gestão pública e implicações no trabalho docente no setor público

    Ari Raimann, Eulália Gonçalves Souza Oliveira
    e17917
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17917
  • Educação básica em contextos emergenciais: o que dizem as pesquisas sobre a realidade de COVID-19?

    Kellcia Rezende Souza, Anita Tetslaff Torquarto Melo, Ezequiel Pedroso Mira
    e17925
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17925
  • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: análise das percepções de estudantes de uma escola pública

    Zenaide Gomes da Silva, Monica Fürkotter
    e17656
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17656
  • Câmara de Educação Básica do CNE (1996-2002): conselheiros e cultura político-educacional

    Heitor Lopes Negreiros, Eliza Bartolozzi Ferreira, Wagner Santos
    e17572
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17572
  • Proposta de validação de sequências de ensino e aprendizagem: o estudo de uma SEA sobre cálculo estequiométrico

    Matheus Pires da Costa, Natany Dayani de Souza Assai, Viviane Arrigo
    e17615
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17615
  • Comportamentos ambientais em estudantes de uma universidade privada peruana

    Libertad Velasquez Giersch, Edwin Gustavo Estrada Araoz, Jimmy Nelson Paricahua Peralta, Miguel Ángel Puma Sacsi, Karl Herbert Huaypar Loayza
    e17497
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17497
  • Produção acadêmica na formação inicial de professores de educação física: há espaço para o estágio?

    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Lucas Souza Silva , Antonio Germano Magalhães Junior
    e17470
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17470
  • Percepções do profissional de educação física sobre a sua atuação docente em APAES durante a pandemia do Coronavírus SARS COV 2

    Gabriel César Silveira Figueredo, Denise Bolzan Berlese, Gustavo Roese Sanfelice
    e17380
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17380
  • Educação de jovens e adultos, currículo e diversidade sexual e de gênero: tecendo reflexões

    Pedro Paulo Souza Rios
    e17559
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17559
  • O uso do Design Thinking no desenvolvimento de jogos digitais para o ensino da química na educação básica

    Rander Silva Morais, Letícia Rodrigues da Fonseca
    e17778
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17778
  • O ensino remoto e a educação inclusiva: aproximações com o Desenho Universal para Aprendizagem

    Elizabete Cristina Costa-Renders, Debora de Lourdes da Silva Sous, Ana Carolina Valverde Bresciani
    e17508
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17508
  • Progressos na comunicação de duas crianças com deficiência intelectual na educação infantil: intervenções com o uso recursos de comunicação alternativa

    Adelyn Barbosa de Aquino, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
    e17368
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17368
  • Cada toada representa uma saudade: uma breve história sobre o uso da música caipira no estudo das ciências humanas e sociais no novo ensino médio

    Jesus Alexandre Tavares Monteiro, Danilo Ferreira Soares
    e17862
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17862
  • Histórias de vida de professores de educação física no Brasil e na Colômbia: uma análise configuracional

    Jorge Andrés Jimenez Muñoz, Fernanda Rossi
    e17990
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17990
  • A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura

    Fabíola dos Santos Kucybala, Vera Lucia Felicetti, Adriana del Rosario Pineda Robayo
    e18086
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18086
  • Bases da arquitetura discursiva que assentaram a invenção da infância na modernidade

    Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
    e17963
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17963
  • A trajetória formativa e profissional de um pesquisador: a docência pelas vias das narrativas insurgentes

    André Ricardo Lucas Vieira
    e17708
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17708
  • Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)

    Jorge Luiz Zaluski
    e17685
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17685
  • O ensino de zoologia no Brasil da educação infantil ao ensino médio: uma análise categórica conceitual da base nacional comum curricular

    Hugo José C. C de Azevedo, Vinícius Souza Magalhães Leite, Rosane Moreira Silva de Meirelles
    e17971
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17971
  • Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicos

    Maria Cristina Rodrigues Oliveira, Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
    e17992
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17992
  • Compreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo

    Stephany Castro Freitas, Juliana Guimarães Saneto, Ivan Marcelo Gomes
    e18028
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18028
  • Análise de aplicativos educacionais como recursos de apoio pedagógico para o ensino de botânica no ensino médio

    Alexsandro Bezerra-Silva, Gerlayne Teixeira de Souza, Thiago da Silva Batista, Emanuel Souto da Mota Silveira, Tarcila Lima Nadia
    e18000
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18000
  • Ensino aprendizagem na era da tecnologia

    Francisca Brum Tolio, Lori Viali, Regis Alexandre Lahm
    e17495
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17495
  • A cultura do cuidado e o senso de pertencimento como bases para a sustentabilidade no Ensino Superior

    Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril, Antonia Adriana Mota Arrais, Nayara P. Martins Silva
    e18037
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18037
  • Relato de experiência: Transições durante o Surto de Covid-19 e o Fechamento das Escolas Infantis

    Francisco José Rengifo-Herrera, Gabriela Sousa de Melo Mietto, Ana Carolina Corrêa Alencar
    e18101
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101
  • Aspectos didáticos envolvendo a produção de vídeos digitais por licenciandos em Matemática

    Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Alexandra Carmo Caceres Ianelli, Ana Carolina Bueno de Carvalho
    e18288
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18288
  • A influência do perfil socioeconômico de professores das redes pública e rede privada na escolha pela posição profissional

    Felipe Lopes Terrão
    e17941
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17941
  • Trabalho docente, relações de gênero e adoecimento

    Érika Carvalho Silva, Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo, Elaine Cristina de Oliveira
    e18361
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18361
  • Efeitos de um programa prático de formação de professores em planejamento de atividades STEAM

    Jefferson Rodrigues-Silva, Ángel Alsina
    e17993
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17993
  • Aprendendo sobre pandemia: um estudo a partir do jogo Plague inc e seus jogadores

    Daniela Karine Ramos, Tayanara Rúbia Campos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    e17847
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17847
  • Formação docente em contexto de rede, possibilidades diante da pandemia Covid-19

    Eliani Cristina Moreira da Silva, José Luís Bizelli
    e18767
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18767