v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril

					Visualizar v. 8 n. 15 (2015): Janeiro-Abril
Publicado: 2015-05-30

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3692

Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"

  • Apresentação

    Ione Ribeiro Valle, Cristiano Mezzaroba, Helena Hinke Dobrochinski Cândido, Viviane Grimm, Marcos Rohling
    13-18
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3690
  • Provação escolar e consagração social. As classes preparatórias para as grandes escolas

    Pierre Bourdieu
    19-120
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3665
  • Da meritocracia escolar financiada pela família à meritocracia escolar promovida pelo estado: a igualdade de oportunidades progride a passo

    Ione Ribeiro Valle
    121-131
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3696
  • Esbozos de una teoría de la práctica de educar. Pierre Bourdieu, educación de los cuerpos, violencia y capital simbólico

    Eduardo Galak
    133-144
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3669
  • “Tiempo libre”: reflexiones sobre una (im)posibilidad

    Martín Caldeiro
    157-166
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3671
  • Working with Bourdieu’s Concept of Habitus in Educational Research on Social Class

    Diane Reay
    167-178
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3697
  • O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu

    José Rodrigo Santos Velho
    145-156
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3670
  • O aprendizado pelo corpo: conceitos de Pierre Bourdieu para uma leitura do futebol feminino

    Leila Salvini, Wanderley Wanderley Marchi Júnior
    179-192
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3673
  • Ensaio sobre socialização: incursões em noções de Pierre Bourdieu

    Marilândes Mól Ribeiro de Melo
    193-206
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3674
  • Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn

    Cristiano Mezzaroba, Jaison José Bassani
    207-222
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3675
  • Jurisprudência professoral: o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino em Santa Catarina

    Marcos Rogério dos Santos, Jourdan Linder-Silva
    223-234
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3676
  • Os herdeiros: uma leitura do processo de distinção no campo universitário

    Tiago Ribeiro Santos, Elaine Aparecida Teixeira Pereira
    235-244
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3677
  • Escola, violência simbólica e meritocracia em grupos escolares do Sul de Santa Catarina: algumas reflexões a partir de Pierre Bourdieu

    Ana Paula de Souza Kinchescki, Viviane Grimm, Fernando Cesar Sossai
    245-256
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3678
  • Uma proposta de uso dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil

    Helena Hinke Dobrochinski Candido
    257-276
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3679
  • Kant, Bourdieu e o gosto: sobre a origem social da faculdade de julgamento

    Marcos Rohling
    277-294
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3680

Artigos de Demanda Contínua

  • Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão

    Vanessa Nunes da Silva, Isabel Cristina Auler Pereira
    295-306
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3682
  • Economia e Educação: que relação é essa?

    Silvia Zuffo, Eliana Perez Gonçalves de Moura
    307-318
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3683

Resenhas

  • Os arautos da reforma e a consolidação do consenso anos 1990

    Daniel Sombra
    319-324
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3684
  • Os estudos gênero como modelo de leitura trans e multidisciplinar

    Danilo Araujo de Oliveira, Helma de Melo Cardoso, Anselmo Lima de Oliveira
    325-328
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3661