Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As colaborações para a Revista do IHGSE devem ser propostas verificando as especificações para as seguintes seções:

Obs: Para todas as seções os textos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da revista.


ARTIGO | Texto analítico inédito que apresenta resultados de trabalho de investigação e/ou de reflexão teórico-metodológica. São aceitos artigos com até três autores.

O artigo deve ter entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços, incluindo os resumos, as referências bibliográficas, legendas, notas de rodapé, quadros e tabelas. 

 

DOSSIÊ | Conjunto de artigos abordando temáticas inovadoras e de relevância para as temáticos ou escopo da revista.

Deve possuir caráter interinstitucional, ser composto de uma apresentação e de cinco a sete artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, três instituições e contando.

O dossiê deve ser proposto por um ou dois pesquisador(es) doutor(es), na condição de organizador(es).

Só será publicado como dossiê a proposta que obtiver um mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas.

Em caso de aprovação de até quatro textos, esses podem ser publicados isoladamente, após consulta aos autores.

A proposta de dossiê deve, ainda, incluir uma apresentação (máximo 17.000 caracteres com espaços). Todos os artigos do dossiê devem ser submetidos pelo sistema.

O(s) organizador(es) deverão enviar e-mail para revistaihgsergipe@gmail.com, com a proposta fundamentada do dossiê, informando título do mesmo, temática, títulos e resumos dos artigos, acompanhados de autoria, titulação, instituição e país de origem.

As propostas são avaliadas pela Editoria, que decide sobre a possibilidade de submissão do conjunto de artigos na modalidade de dossiê, de acordo com a política editorial da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Sendo aceito o dossiê, será criado no sistema o cadastro com o título do dossiê específico, para que os autores submetam os artigos, atendendo a avaliação por pares que integra a política editorial da revista. 

 

TRADUÇÃO | Texto de relevante interesse para os objetivos e temáticas da revista. O autor da tradução deverá enviar a autorização do autor da obra original, ou da editora ou do periódico no qual o texto tenha sido publicado.

A tradução deve ser acompanhada, também, pelo texto no idioma original que foi traduzido. São aceitas traduções com até dois tradutores, sendo que, pelo menos, um deve ter o título de doutor. 

 

SEÇÃO COMEMORATIVA, DISCURSO, ENTREVISTA  | Texto que consiste na apresentação e realização de uma entrevista com pesquisador de reconhecida e renomada produção científica nas áreas de interesse da Revista, textos comemorativos, discursos resultante de solenidades especiais do IHGSE.

 

RESENHA | Estudo crítico de texto/obra recentemente publicada (máximo de cinco anos de publicação) ou de obra de reconhecido valor histórico do acervo do IHGSE.

O texto deve ser inédito, e ter extensão de até 17.000 caracteres com espaços, incluindo, se houver, citações e referências bibliográficas. Também deverá apresentar 03 (três) palavras-chave, 03 (três) keywords e 03 (três) palabras clave.

 

Autores convidados | Os editores podem convidar a publicar na revista pesquisadores de reconhecida produção acadêmica acerca da História e Historiografia de Sergipe e/ou do Brasil. Os textos dos autores convidados são submetidos às mesmas etapas de avaliação dos demais artigos.

 

NORMAS EDITORIAIS:

1. O texto deverá ser postado sem a identificação de autoria, bem como de elementos que possam identificá-lo, como nomes de projetos, ou citações de textos dos quais a pesquisa deriva, em hipótese alguma deve ocorrer escritas como: “em meus projetos, em trabalhos anteriores, em minha tese”, por exemplo.

2. Somente serão publicados trabalhos inéditos ou que não estão em processo de avaliação em outro periódico.

3. Na primeira página, deve constar o RESUMO, ABSTRACT e RESUMEN e o título em português, inglês e espanhol (negrito e caixa baixa) e 03 (três) palavras-chave, 03 (três) keywords (inglês) e 03 (três) palabras clave (separadas por vírgulas).

O resumo e o abstract devem ter no máximo 10 (dez) linhas, já o título e o subtítulo, se houver, devem ser escritos com letras maiúsculas e minúsculas e não ultrapassar 150 caracteres com espaço;

4. O artigo deve ter entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços, incluindo os resumos, as referências bibliográficas, legendas, notas de rodapé, quadros e tabelas, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas 1,5. As margens: superior e inferior (2,5 cm); esquerda (3,0 cm) e direita (2,5 cm).

5. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows;

6. As imagens deverão possuir resolução de 300 (trezentos) dpi e deverão ser encaminhadas separadamente.

7. Todas as imagens do texto devem conter título e legenda.

Exemplo de título:

Figura 1: Centro da Cidade de Aracaju na década de 1950.

Exemplo de legenda:

Fonte: Acervo do IHGSE

Autoria: desconhecida

8. Os textos devem ter no máximo 3 (três) autores;

9. À Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados;

10. A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.

11. A prévia revisão gramatical caberá ao autor do texto;

12. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em nota de rodapé;

13. As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11 e espaço simples entre as linhas;

14. Todos os autores devem ser cadastrados no sistema eletrônico da revista e precisam preencher seu perfil no sistema, com seus dados biográficos, atuação profissional e endereço residencial;

15. As notas devem ser colocadas no rodapé do texto (tamanho da fonte: 10), devendo constar de notas explicativas.

16. As referências bibliográficas das citações, obras, fontes e autores comentados devem ser feitas utilizando o sistema AUTOR, ANO ou AUTOR, ANO, PÁGINA (no corpo do texto) e a indicação completa nas referências no final do texto.

 

Exemplos de para indicação de referências no final do texto:

Livro

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. (Org.). Título do livro em negrito. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y;

Periódico

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., n., fascículo, p. x-y, mês./mês. ano.

Tese e dissertação

SOBRENOME, Nome. Título da Dissertação ou Tese em negritoAno. Quantidade de folhas. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em especificar área do conhecimento). Programa de Pós-Graduação em (especificar o nome do Programa), Instituição de Ensino, Cidade, Ano.

Monografia

SOBRENOME, Nome. Título da monografia em negritoCidade, Ano, Quantidade de folhas. Monografia (Especificar a área do Conhecimento). Departamento (Especificar o nome), Instituição de Ensino, Ano.

Trabalho apresentado em congresso

SOBRENOME, Nome. Título do artigo em itálico. Título do Artigo sublinhado. In: NOME DO CONGRESSO COM LETRAS MAIÚSCULAS.  Ano. Anais...Cidade: Instituição de Ensino que promoveu o evento, Ano. CD-Rom ou Endereço Eletrônico

Artigo de Jornal

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do jornal em negrito, Cidade, p. 4, dia mês ano.

17- Cada nota explicativa deverá conter, no máximo, 500 (quinhentos) caracteres.

18-As resenhas seguem as mesmas normas dos artigos.

19- Ver “Política de Avaliação”.

20-A Revista receberá colaborações em fluxo contínuo, decidindo quanto ao momento oportuno para a publicação dos trabalhos aceitos.

23-Os autores dos textos selecionados receberão 01 (um) exemplar do número que contiver sua colaboração.

24-Cabe ao autor o preenchimento de todos os dados solicitados no momento da submissão do texto pelo Sistema Eletrônico da Revista.

25- Qualquer dificuldade para submissão dos trabalhos deve-se entrar em contato via e-mail: revistaihgsergipe@gmail.com

26-Endereço para correspondência:

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE

Rua Itabaiana, 41 – Centro Aracaju-SE, CEP: 49010-190

Telefone: (79) 3214-8491

E-mail: revistaihgsergipe@gmail.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço entre linhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.