CHAMADA PARA O NÚMERO 51, Vol. 2 (2021) – DOSSIÊ: CULTURAS POPULARES: RESISTÊNCIAS, IDENTIDADES CULTURAIS, DINÂMICAS E PLURALIDADES

2021-06-07

PROPOSTA DO DOSSIÊ - CULTURAS POPULARES: RESISTÊNCIAS, IDENTIDADES CULTURAIS, DINÂMICAS E PLURALIDADES

 

Coordenação:

Prof.  Dr. Denio Azevedo (UFS)

Prof. Dr. Fernando Aguiar (UFS)

 

Nas diferentes instituições culturais, sociais e de ensino no Brasil, em diversas áreas do conhecimento, observamos variadas pesquisas e projetos associados às culturas populares. Esse panorama é uma representação da dimensão que as expressões identificadas como “culturas populares” alcançam no país nos últimos anos, principalmente a partir dos chamados “Estudos Culturais na Contemporaneidade” no contexto das também chamadas Epistemologias Transgressoras, a exemplo dos estudos Descoloniais, Decoloniais e Contra-coloniais. A proposta deste dossiê surge com o propósito de ser um ponto de convergência, um local de encontro e irradiação de produção de conhecimentos localizados nas culturas populares, englobando seus desdobramentos. O seu intuito, mais que reunir pessoas, é, sobretudo, agrupar a diversidade de olhares e perspectivas numa proposta de caráter plural, seguindo os indicativos da convivência transdisciplinar como campo possível para estabelecer reflexões mais abrangentes tendo como eixo de investigação e produção o campo das práticas culturais populares bem como seus processos de patrimonialização.

A proposta dessa publicação é, portanto, reconhecer a presença e a pujança das culturas populares, assumi-las como campo de estudos, sem descartar a sua complexidade e os enfrentamentos epistemológicos necessários para uma publicação responsável, consistente e relevante para a sociedade. As culturas populares são vivenciadas cotidianamente por diferentes grupos sociais. Tais práticas são caracterizadas pela dinâmica social, memória coletiva, identidades culturais e o diálogo com a manutenção de saberes e fazeres. Desta forma, convidamos as pesquisadoras e os pesquisadores que estudam e dialogam com o tema a enviarem os seus textos até o dia 31/08/2021 pelo sistema da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

As contribuições deverão ser submetidas pelo site da revista no endereço eletrônico https://seer.ufs.br/index.php/rihgse/index 

Além de artigos para compor os dossiês temáticos dos respectivos números, a Revista do IHGSE, recebe em fluxo contínuo artigos para a seção livre e resenhas.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÕES (Normas editoriais), consultar DIRETRIZES PARA AUTORES em:

https://seer.ufs.br/index.php/rihgse/about/submissions#authorGuidelines

Aguardamos as contribuições!