O sergipano Euclides Roxo e a Educação Matemática no Brasil

Autores

  • Luiz Eduardo de Magalhães Academia Sergipana de Letras

Resumo

As inovações tecnológicas vividas a partir da segunda metade do século XIX obrigaram a grandes alterações no ensino da Matemática em todo o mundo. No Brasil o nome mais expressivo na implantação das mudanças foi o sergipano Euclides Roxo. A importância de Euclides Roxo nesse processo de modernização
adveio do fato de que ele ocupava o cargo de professor de Matemática e de diretor do Colégio Pedro II, que na época dava o modelo de ensino secundário no Brasil. Roxo foi o responsável pelas mudanças na Matemática introduzidas pela reforma Campos, introduzida no Governo Vargas. A nova concepção de
ensino de Matemática ensejou grandes debates entre os novos proponentes e os professores de mais tradição no país. O nascimento de Euclides Roxo em Aracaju/ decorreu da vinda de seu pai, Engenheiro João Baptista Roxo do Rio de Janeiro para Sergipe, com o objetivo de implantar uma ferrovia ligando Aracaju a Simão Dias. O empreendimento, no entanto, não teve êxito, ele retornou para o Rio de Janeiro em 1893. Em Sergipe nasceram Euclides e mais dois irmãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Magalhães, L. E. de. (2017). O sergipano Euclides Roxo e a Educação Matemática no Brasil. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(47), 155–160. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/11972