A trajetória administrativa no Atlântico Ultramar Português do ouvidor Amaro Luís de Mesquita Pinto (1744-1759)

Autores

  • Wanderlei de Oliveira Menezes Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo é pautado na trajetória administrativa do bacharel Amaro Luís de Mesquita Pinto e sua atuação nas comarcas de Sergipe d’El Rei e Ilhas de Cabo Verde. Essas duas áreas do Atlântico português eram consideradas menos atraentes para oficiais régios pelos perigos e histórico de relações conflituosas entre as elites locais, os capitães-mores (governadores) e ouvidores. A partir de trajetória desse magistrado, buscamos compreender aspectos ligados à carreira de magistrados nas conquistas ultramarinas portuguesa na América e África insular, como a relação com os poderes locais e as estratégias dos ouvidores para garantirem o exercício da autoridade régia (central) e adequá-la, quando possível, às necessidades e anseios dos poderes locais de modo a garantir a governança e o bom exercício da justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderlei de Oliveira Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe, Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e Professor substituto do Departamento de História da UFS.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Menezes, W. de O. (2017). A trajetória administrativa no Atlântico Ultramar Português do ouvidor Amaro Luís de Mesquita Pinto (1744-1759). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(47), 176–190. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/11974