Senzalas de palha, choças e choupanas: apontamentos sobre a história da moradia escrava nas terras sergipanas (1801-1888)

Autores

  • Joceneide Cunha

Resumo

O termo senzala aparece em diversos momentos na documentação. No entanto, as moradias dos escravos ainda são pouco estudadas. Neste texto pretendo analisar alguns aspectos da moradia dos escravos nas terras sergipanas no período de 1801 a 1888. Para isso, utilizei diversas fontes históricas, como inventários post-mortem, testamentos, poemas dentre outros, nesses busquei indícios da existência das senzalas, materiais usados e finalidades. Como resultado, encontrei na documentação diversas possibilidades de moradia escrava, bem como alguns dos materiais utilizados e algumas das funções dessas moradias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Cunha, J. (2019). Senzalas de palha, choças e choupanas: apontamentos sobre a história da moradia escrava nas terras sergipanas (1801-1888). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(46), 20–32. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/12451