“Memorável dia 8”:

os significados da prisão de um Governador, da fuga do malvado Vigário e da trama de um Coronel corrompido (Sergipe, 1820-23)

Autores

  • Anderson Pereira dos Santos

Resumo

Em 8 de julho de 1820, D. João VI isentava a Capitania de Sergipe da sujeição à Bahia e a declarava independente totalmente. No entanto, a Bahia não aceitou facilmente a decisão de D. João e criou vários obstáculos. Compreenderemos três fatos: a prisão do Governador Carlos Burlamaqui, a fuga do Vigário da Freguesia de N. Sra. do Socorro de Cotinguiba Antônio José Gonçalves de Figueiredo e a trama do Coronel José de Barros Pimentel, histórias interligadas que demonstram a multiplicidade de posições políticas e de interesses pessoais. O método utilizado foi da história conectada. O principal referencial teórico foi a teoria social de Pierre Bourdieu. Concluímos que no processo de independência de Sergipe a identidade sergipense foi ressignificada e que a autonomia local se conecta com diferentes conjunturas dentro e fora do Império Português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Pereira dos Santos, A. . (2020). “Memorável dia 8”:: os significados da prisão de um Governador, da fuga do malvado Vigário e da trama de um Coronel corrompido (Sergipe, 1820-23). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(50). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/14559