O Governo Gabino Besouro (1892-1894) e os Impactos na Instrução Pública Alagoana

Autores

  • Carlos Tibúrcio de Araújo Abreu UNIT SERGIPE
  • Cristiano de Jesus Ferronato

Palavras-chave:

História da Educação, Gabino Besouro, Instrução Pública

Resumo

O trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, e busca compreender a implementação de políticas públicas de viés Positivista em Alagoas, durante o Governo de Gabino Besouro (1892-1894), sendo este, o marco temporal do estudo. Situa-se no campo da história da educação e tem como fontes principais de análise o Relatório do Diretor de Instrução Pública de Alagoas do ano de 1892, o Decreto nº 12, de 09 de dezembro de 1892, as Mensagens enviadas por Gabino Besouro ao Congresso Alagoano nos anos de 1892, 1893 e 1894, o Almanak do Estado de Alagoas dos anos de 1892 e 1893, e o Diário Oficial da União de 19 de setembro de 1889. Ainda contou com a contribuição de outras pesquisas já realizadas acerca da temática. O referencial situa-se na História Cultural, com destaque para o trabalho de Peter Burke (2005). Daremos destaque à biografia de Gabino Besouro, suas principais realizações à frente do governo, alinhadas à uma política nacional comandada por Floriano Peixoto, sua atuação (e crises) política, e realizações econômicas e no campo da instrução pública. Sua chegada ao poder em Alagoas foi apoiada por Peixoto. Contudo, esse alinhamento durou pouco tempo devido aos embates com as oligarquias alagoanas, com as quais Besouro se envolveu. Sua gestão pode ser compreendida como um período de criação da estrutura republicana no agora estado de Alagoas, como contava na Constituição de 1891 da qual Gabino Besouro foi deputado constituinte, e fomento à diversificação econômica – este, alinhado com a política econômica do governo federal.

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Referências

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Araújo Abreu, C. T. de, & Ferronato, C. de J. (2022). O Governo Gabino Besouro (1892-1894) e os Impactos na Instrução Pública Alagoana. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 2(52), 201–221. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/17938

Edição

Seção

Artigos Volume 2