A Política Pública de Educação Integral no Estado de Pernambuco

Autores

  • Valter Ramos da Silva
  • Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11172

Resumo

Recebido:  14/07/2018

Aprovado:  12/10/2018

Publicado: 10/12/2018


Este artigo tem como objeto de estudo as políticas públicas educacionais e, como objetivo analisar como estas vêm sendo efetivadas por parte da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) do estado de Pernambuco, no enfrentamento dos baixos resultados alcançados pelas escolas públicas do Ensino Médio no IDEPE (índice de desenvolvimento da Educação em Pernambuco) antes da implantação da educação de tempo integral. Apresentamos um estudo do surgimento das políticas públicas no Brasil, seus campos de atuação e seu processo de construção. A partir da apropriação de tais conceitos e da observação empírica verificou-se que a política pública da educação integral, atuante recentemente no estado de Pernambuco, veio impactar de forma positiva a realidade anteriormente vivida pelas escolas públicas de Ensino Médio, elevando os seus resultados nas avaliações externas e investindo na formação integral do estudante.

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação integral. Ensino Médio.


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Publicado

2019-05-16

Como Citar

da Silva, V. R., & Ribeiro Rodrigues, L. A. (2019). A Política Pública de Educação Integral no Estado de Pernambuco. Cadernos Do Tempo Presente, 9(2), 91–104. https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11172