História da educação, humanidades digitais e divulgação científica: a biblioteca digital de História da Educação

Autores

  • Ester Fraga Vilas-Bôas
  • Josué dos Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v10i1.12781

Resumo

Recebido:   10/05/2019

Aprovado:   02/07/2019

Publicado:  10/07/2019


Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2007), com o método indiciário, em Nascimento (2007), para tratar de instituições protestantes e, em Faria Filho (2000), por tratar da relação da História da Educação com as novas tecnologias. O presente texto discorre acerca da criação da Biblioteca Digital de História da Educação, disponibilizando impressos que circularam no Brasil oitocentista, a difusão de títulos, os temas abordados, editoras e ano de publicação, bem como a importância da ação de protestantes na produção, circulação e usos de impressos e, consequente circulação de ideias, e sua relação com a educação brasileira.

 

Palavras-chave: Biblioteca Digital de História da Educação, humanidades digitais, divulgação científica, impressos, tecnologias digitais.

 


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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Fraga Vilas-Bôas, E., & dos Santos Alves, J. (2019). História da educação, humanidades digitais e divulgação científica: a biblioteca digital de História da Educação. Cadernos Do Tempo Presente, 10(1), 12–24. https://doi.org/10.33662/ctp.v10i1.12781