História da educação, humanidades digitais e divulgação científica: a biblioteca digital de História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v10i1.12781Resumo
Recebido: 10/05/2019
Aprovado: 02/07/2019
Publicado: 10/07/2019
Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2007), com o método indiciário, em Nascimento (2007), para tratar de instituições protestantes e, em Faria Filho (2000), por tratar da relação da História da Educação com as novas tecnologias. O presente texto discorre acerca da criação da Biblioteca Digital de História da Educação, disponibilizando impressos que circularam no Brasil oitocentista, a difusão de títulos, os temas abordados, editoras e ano de publicação, bem como a importância da ação de protestantes na produção, circulação e usos de impressos e, consequente circulação de ideias, e sua relação com a educação brasileira.
Palavras-chave: Biblioteca Digital de História da Educação, humanidades digitais, divulgação científica, impressos, tecnologias digitais.