Plano Municipal de Educação:

o planejamento local ausente nas agendas dos governos

Autores

  • Luciene Amaral da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v12i02.17080

Resumo

Recebido: 22/04/2021

Aprovado: 30/11/2021

O artigo faz parte de uma pesquisa que buscou analisar o distanciamento das vozes dos sujeitos entre a elaboração e a execução de políticas educacionais no Brasil a partir da atuação dos membros do fórum municipal de educação. A pesquisa foi realizada em um município do sertão alagoano e utilizou de entrevistas e observação participante para coleta de dados. A pesquisa buscou verificar como a sociedade participou da elaboração do planejamento educacional decenal materializado no Plano Municipal de Educação, e como se deu a efetivação da participação nesse processo. O resultado apontou que a atuação dos sujeitos restringiu-se apenas à presença no espaço de debates com o mínimo de intervenção, sendo assim, não houve registro significativo das falas nos documentos finais.

Palavras-chave: Fórum Municipal. Plano Municipal de Educação. Política Educacional.

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Amaral da Silva, L. ., & dos Santos, I. M. . (2022). Plano Municipal de Educação: : o planejamento local ausente nas agendas dos governos. Cadernos Do Tempo Presente, 12(02), 77–88. https://doi.org/10.33662/ctp.v12i02.17080