Plano Municipal de Educação:

o planejamento local ausente nas agendas dos governos

  • Luciene Amaral da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Recebido: 22/04/2021

Aprovado: 30/11/2021

O artigo faz parte de uma pesquisa que buscou analisar o distanciamento das vozes dos sujeitos entre a elaboração e a execução de políticas educacionais no Brasil a partir da atuação dos membros do fórum municipal de educação. A pesquisa foi realizada em um município do sertão alagoano e utilizou de entrevistas e observação participante para coleta de dados. A pesquisa buscou verificar como a sociedade participou da elaboração do planejamento educacional decenal materializado no Plano Municipal de Educação, e como se deu a efetivação da participação nesse processo. O resultado apontou que a atuação dos sujeitos restringiu-se apenas à presença no espaço de debates com o mínimo de intervenção, sendo assim, não houve registro significativo das falas nos documentos finais.

Palavras-chave: Fórum Municipal. Plano Municipal de Educação. Política Educacional.

Publicado
2022-01-12