Plano Municipal de Educação:
o planejamento local ausente nas agendas dos governos
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v12i02.17080Resumo
Recebido: 22/04/2021
Aprovado: 30/11/2021
O artigo faz parte de uma pesquisa que buscou analisar o distanciamento das vozes dos sujeitos entre a elaboração e a execução de políticas educacionais no Brasil a partir da atuação dos membros do fórum municipal de educação. A pesquisa foi realizada em um município do sertão alagoano e utilizou de entrevistas e observação participante para coleta de dados. A pesquisa buscou verificar como a sociedade participou da elaboração do planejamento educacional decenal materializado no Plano Municipal de Educação, e como se deu a efetivação da participação nesse processo. O resultado apontou que a atuação dos sujeitos restringiu-se apenas à presença no espaço de debates com o mínimo de intervenção, sendo assim, não houve registro significativo das falas nos documentos finais.
Palavras-chave: Fórum Municipal. Plano Municipal de Educação. Política Educacional.