O álbum como narrativa:

tensões biográficas e representações no primeiro disco de Camila Cabello

Autores

  • Igor Lemos Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v13i2.18598

Resumo

Recebido: 18/03/2022

Aprovado: 27/09/2022

Entre as múltiplas possibilidades de análises na historiografia, um álbum/disco pode ser compreendido como uma construção narrativa na qual o (a) artista ou grupo projeta uma determinada identificação artística. Efêmera, mas também temporal tal projeção do individuo ocorre por meio da estruturação de sua produção a partir de eixos narrativos, de elaborações de representações e da construção de uma trama narrativa que confere sentido ao álbum produzido. Em alguns casos, tais narrativas possuem uma relação biográfica direta com o sujeito que interpreta as canções presentes no disco, o que compreende parte de uma trajetória artística. O presente trabalho pretende discutir tal possibilidade de compreensão do álbum como narrativa, ligada a uma construção biográfica, a partir do primeiro álbum solo da cantora/compositora cubana Camila Cabello, artista ligada ao campo da música pop.

Palavras-Chave: Álbum Musical; Narrativa; Narrativa.

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

Lemos Moreira, I. . (2023). O álbum como narrativa: : tensões biográficas e representações no primeiro disco de Camila Cabello. Cadernos Do Tempo Presente, 13(2), 50–64. https://doi.org/10.33662/ctp.v13i2.18598