1. Ler, Interpretar e Compreender o Texto Histórico: da Fala Para a Escrita, o Aparecimento do Discurso Como Acontecimento

Autores

  • Giselda Brito Silva

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i10.2609

Resumo

Recebido: 09/09/2012
Aprovado: 21/11/2012
Publicado: 10/12/2012

Neste trabalho procuramos levantar algumas questões em torno do texto histórico enquanto resultado da passagem da fala para a escrita e as possíveis alterações sofridas na transmissão dos registros dos eventos passados, que circulam de um código a outro, de um significado a outro. Ao final, a proposta é chamar a atenção para a questão da leitura, interpretação e compreensão dos textos históricos quando consideramos algumas observações levantadas por linguistas, particularmente observando as posições de Luiz Antônio Marcuschi e suas contribuições para o debate da passagem da fala para a escrita, e alguns mais ligados ao campo da hermenêutica, aqui percebidas a partir de Paul Ricoeur e suas reflexões a partir de uma teoria da interpretação. Palavras-chaves: texto histórico, discurso, interpretação, hermenêutica.

Palavras-chaves: texto histórico, discurso, interpretação, hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

Silva, G. B. (2014). 1. Ler, Interpretar e Compreender o Texto Histórico: da Fala Para a Escrita, o Aparecimento do Discurso Como Acontecimento. Cadernos Do Tempo Presente, (10). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i10.2609