11 de Setembro de 2001, entre a Memória e a Dor: As Exposições da Sociedade Histórica de New York

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello
  • Estefanni Patrícia Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i05.2623

Resumo

O artigo busca evidenciar as exposições da Sociedade Histórica de New York dedicadas ao 11de setembro de 2011, discutindo a memória da dor, a comunicação museológica e a recepçãodo público. Para fixar um lugar de memória, o museu, que realizou 17 exposições sobre essefato anunciou mais uma exposição no circuito cultural norte-americano de 8 de setembro a 1ºde abril de 2012, composta por fotografias dos ataques às Torres Gêmeas. Montadas pararelembrar a dor e proporcionar reflexões acerca do trágico, as exposições atingem seusobjetivos junto a maioria dos visitantes. Ao evocar a dor também atuam no fortalecimento danação, ao afirmar sua “vocação” para curar as feridas e prosseguir com relativo heroísmo dequem sobrevive à um destino adverso. O espaço expositivo, o circuito da visita, o cenário, ailuminação, as vitrines compõem elementos que permitem ver as exposições comorepresentações sociais do tempo presente na formulação de sentidos da interpretaçãoindividual e coletiva.

Palavras-chave: Sociedade Histórica de New York, exposições, dor, memória.

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Publicado

2014-07-19

Como Citar

Mello, J. C. de, & Silva, E. P. S. (2014). 11 de Setembro de 2001, entre a Memória e a Dor: As Exposições da Sociedade Histórica de New York. Cadernos Do Tempo Presente, (05). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i05.2623