3. O Diplomata e a Guerra: Política Externa Brasileira na gestão do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves (Buenos Aires-1938-1944)

  • Antônio Manoel Elíbio Júnior

Resumo

Este artigo pretende analisar a gestão diplomática do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves em missão na Argentina entre os anos de 1938-1944.2 A partir do influxo da correspondência do diplomata, o que se pretende é, além de investigar as intensas articulações políticas e o substancial volume de sua produção epistolar – desproporcional às poucas pesquisas de que é objeto no Brasil – pesquisaras interpretações do missivista quanto à participação do Brasil e da Argentina na II Guerra Mundial. A experiência diplomática de Rodrigues Alves e a relevância da Argentina no contexto estudado, implica verificar, a partir da correspondência do Embaixador com a chancelaria do Ministro Oswaldo Aranha e com o Presidente Getúlio Vargas, a condução das relações de política externa com o país Platino. A análise da tessitura histórica produzida entre os missivistas possibilita uma leitura múltipla do campo político das relações internacionais na região. Acrescento a essas considerações, o fato de que a correspondência também se constituí como um instrumento da luta política e como um expediente de poder na medida em que, através da interceptação e da censura e das informações acerca da conjuntura continental, os atores políticos podiam interferir
objetivamente nas relações de política externa entre a Argentina e o Brasil. Assim, como resultado pretendido, ao estudar a correspondência de Alves,  procurarei perceber os instrumentos e os projetos políticos agenciados por ele junto a burocracia estatal argentina e brasileira. Nesse sentido, como hipótese de investigação, levanto a questão se na correspondência seria possível vislumbrar se havia correlações entre os relatórios do Embaixador Rodrigues Alves e as relações de política externa bilateral do Governo Brasileiro com a Argentina durante a II Guerra Mundial.

Palavras-chave: II Guerra Mundial, Argentina, Brasil.

Publicado
2014-07-23