O Teatro de Gênero como Prática Discursiva na Contemporaneidade: Estudos sobre Torch Song Trilogy

Autores

  • Valmir Aleixo Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i02.2742

Resumo

Este trabalho analisa o texto dramático “Língua Afiada”, adaptado de Torch Song Trilogy, de Harvey Fierstein, ator e roteirista, em 1982, que quase três décadas depois, ainda pauta questões atuais que estão imersas na contemporaneidade. A vida de uma Drag Queen fora dos palcos, seus sonhos, amizades, frustrações amorosas, luta contra o preconceito, sua vontade de construir uma familia e sua conturbada relação com a mãe. A história acontece na cidade do Rio de Janeiro, bairro da Lapa e apresenta temas como intolerância, crime homofóbico, adoção por casais do mesmo sexo e a afetividade como a maneira de amar de cada um.

Palarvas-chave: Teatro, Gênero, “Língua Afiada”.

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Publicado

2014-07-24

Como Citar

Ferreira, V. A. (2014). O Teatro de Gênero como Prática Discursiva na Contemporaneidade: Estudos sobre Torch Song Trilogy. Cadernos Do Tempo Presente, (02). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i02.2742