7. As Representações dos Sentidos e Significados Atribuídos ao Trabalho Docente na Perspectiva de Gênero

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i15.2814

Resumo

Recebido: 15/10/2013

Aprovado: 21/11/2013

Publicado: 10/03/2014

 

Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes e o trabalho como uma categoria central e imaterial na vida dos/as docentes.A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas.Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.

Palavras-chave: Trabalho docente, Gênero, Sentido do Trabalho.

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Publicado

2014-07-27

Como Citar

Dias, A. F. (2014). 7. As Representações dos Sentidos e Significados Atribuídos ao Trabalho Docente na Perspectiva de Gênero. Cadernos Do Tempo Presente, (15). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i15.2814