Notas sobre a relação escola e juventudes: as culturas juvenis em cena

Autores

  • Ana Paula Leite Nascimento
  • Maria Helena Santana Cruz

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5572

Resumo

Recebido: 25/03/2016 

Aprovado: 05/04/2016

Publicado: 10/04/2016

O artigo se propõe a realizar uma reflexão sobre escola e juventudes, objetivando trazer para a arena da discussão os desafios do diálogo entre os sujeitos escolares, dada as contradições e tensões cotidianas enquanto características preponderantes na relação escola e juventudes. Também apresenta a intencionalidade de contribuir com referenciais teóricos para o entendimento das manifestações e estilos de vida das juventudes na perspectiva de demarcar as possibilidades de enfrentamento da invisibilidade das culturas juvenis na escola. Nesse sentido, realizamos inicialmente uma abordagem sobre a relação entre escola e juventudes. Em seguida, registramos o marco teórico preliminar que orientou o presente estudo. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica. Destacou-se como predominante a natureza qualitativa da pesquisa. O estudo foi norteado pelo método histórico dialético.

Palavras-chave: Escola; Juventudes; Culturas Juvenis. 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Como Citar

Leite Nascimento, A. P., & Santana Cruz, M. H. (2016). Notas sobre a relação escola e juventudes: as culturas juvenis em cena. Cadernos Do Tempo Presente, (23). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5572

Edição

Seção

Dossiê História, Educação & Sociedade