Notas sobre a relação escola e juventudes: as culturas juvenis em cena
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i23.5572Resumo
Recebido: 25/03/2016
Aprovado: 05/04/2016
Publicado: 10/04/2016
O artigo se propõe a realizar uma reflexão sobre escola e juventudes, objetivando trazer para a arena da discussão os desafios do diálogo entre os sujeitos escolares, dada as contradições e tensões cotidianas enquanto características preponderantes na relação escola e juventudes. Também apresenta a intencionalidade de contribuir com referenciais teóricos para o entendimento das manifestações e estilos de vida das juventudes na perspectiva de demarcar as possibilidades de enfrentamento da invisibilidade das culturas juvenis na escola. Nesse sentido, realizamos inicialmente uma abordagem sobre a relação entre escola e juventudes. Em seguida, registramos o marco teórico preliminar que orientou o presente estudo. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica. Destacou-se como predominante a natureza qualitativa da pesquisa. O estudo foi norteado pelo método histórico dialético.
Palavras-chave: Escola; Juventudes; Culturas Juvenis.